No Dia Mundial da Água, Lagoa Santa celebra o menor índice de perdas de água em Goiás

(Foto: Reprodução/Internet)

Lagoa Santa é destaque no ranking do saneamento básico de Goiás e comemora, no Dia Mundial da Água, o menor índice de perdas na distribuição de água tratada no ano de 2021. Dentre os 226 municípios operados pela Saneago, Lagoa Santa ficou em primeiro lugar, com o índice de 5,42%, sendo que a média nacional no quesito atingiu 39% no mesmo período.

O combate às perdas é fundamental para a preservação dos recursos hídricos, pois quanto menor a perda de água, menor o volume retirado dos mananciais e, por consequência, maior o aumento de disponibilidade de água para a população.

Os resultados alcançados nos últimos anos pela Saneago em relação ao índice de perdas deve-se à constante preocupação da Companhia em tornar seus sistemas mais eficientes, por meio de práticas operacionais e de gestão técnica associada.

Parceria

Lagoa Santa conta com 100% da população urbana atendida com água tratada e o sistema de esgotamento sanitário também já é universalizado. Destaque ainda para a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Saneago, que está intensificando as obras para ampliar as redes de água e esgoto no município.

E a população de Lagoa Santa está sendo beneficiada por essa parceria. Durante as obras de extensão de cerca de 500 metros nas redes de água e 530 metros de redes de esgoto no Setor Sol Nascente, o município auxiliou a Companhia com máquinas e mão de obra. Na ocasião, 36 famílias foram beneficiadas com esse serviço, que passaram a contar com água e esgoto em suas ruas e, ainda, receberam da Saneago os kits cavaletes com as caixas padrão da Companhia.

Em agosto de 2021, os setores Pousada das Nascentes e Indaiá também receberam a extensão de 488 metros nas redes coletoras e, mais uma vez, o trabalho contou com o suporte do município para benefício da população.