Segurança Pública entrega Medalha da Ordem do Mérito a autoridades e servidores
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSPGO), realizou, nesta segunda-feira (21), a entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Segurança Pública – Governador Mauro Borges Teixeira. A solenidade ocorreu no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia e condecorou 491 pessoas, entre autoridades civis, militares e servidores públicos, que contribuíram, de forma significativa, com a segurança pública do Estado.
Durante o discurso, o titular da SSPGO, Rodney Miranda, destacou os bons resultados obtidos pelas forças policiais e de salvamento ao longo dos últimos três anos. Segundo o chefe da pasta, um dos fatores que levou ao destaque positivo foi a integração entre todos os presentes. “Aqui não importa qual é o órgão ou a corporação. Importa é que estamos trabalhando juntos por uma sociedade melhor, de paz, para o nosso estado de Goiás”, pontuou. “Essa homenagem, para cada um de vocês, é uma forma de agradecimento”, completou.
A medalha, instituída pelo Decreto nº 7.531, de 29 de dezembro de 2011, foi dividida nos graus Grã Cruz (13) e Comendador (478). O primeiro é considerado a mais alta honraria da segurança pública. Presente na solenidade e um dos condecorados, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também enalteceu os resultados conquistados pela segurança pública de Goiás. “Aqui fica a nossa gratidão a todos da segurança pública. Sabemos que esse fardo que vocês levam não é fácil, mas com certeza vocês têm levado com muita honradez, principalmente cuidando das pessoas, de cada cidade onde os senhores e senhoras estão presentes”, enfatizou.
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, falou em nome de todos os homenageados e parabenizou as reduções históricas de criminalidade verificadas em Goiás e que se destacam em âmbito nacional. “Tivemos redução de todos os Crimes Violentos Letais Intencionais, também redução nos Crimes contra o Patrimônio”, lembrou. O chefe da SSPDF elogiou ainda a iniciativa da atual gestão do Governo de Goiás, que colocou como uma das prioridades a segurança no campo.
“O policiamento da área rural de Goiás é reconhecido no Brasil como um todo. Serviu de referência para que nós desenvolvêssemos também um projeto de sucesso no DF, que é o Guardião Rural, todo ele baseado na nossa coirmã, a Polícia Militar do Estado de Goiás”, ressaltou, fazendo referência à criação do Batalhão Rural da PMGO, em 2019, que contribuiu, de forma considerável, para a devolução da paz à população que vive no campo.
Representando o Poder Judiciário do Estado, o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Anderson Máximo de Holanda, reforçou também a maior segurança nas ruas dos 246 municípios goianos e que pode ser verificada no dia a dia de todos os cidadãos. “Um Estado em que meus filhos tem a condição de irem até a padaria e chegarem em segurança. Sem sombra de dúvidas, graças ao esforço e dedicação de todos vocês”, disse.