HESLMB amplia conforto, comodidade e segurança dos pacientes

As 42 poltronas, estofadas e reclináveis, foram distribuídas em todos os leitos de enfermaria do hospital (Foto: Dayelle Hadassa)

O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB), unidade de saúde do Governo de Goiás, passou recentemente por melhorias internas, para aperfeiçoar ainda mais o fluxo de trabalho, garantir segurança de profissionais e pacientes, além de oferecer maior conforto e comodidade aos familiares. 

O hospital reestruturou o Centro de Gerenciamento de Resíduos, reformou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e adquiriu novas poltronas de repouso para acompanhantes. “Estamos em constante evolução e aperfeiçoamento de condutas técnicas e práticas internas que motivam positivamente nossos atendimentos. Cada passo e desenvolvimento é uma vitória para a saúde da nossa população”, afirma Minéia Teixeira, diretora-geral do HESLMB.

Um desses aperfeiçoamentos está relacionado com o gerenciamento de resíduos hospitalares. O depósito de materiais foi reformado, para garantir ainda mais segurança no descarte de materiais infectantes. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVEH) e também administradora dos procedimentos de descarte, Isabella Santiago, explica que a destinação correta dos resíduos previne a degeneração do solo, minimizando os impactos ambientais, e evita contato – e, consequentemente,  acidentes com lixos biológicos.

Isabella Santiago reforça que o hospital sempre manteve boas práticas em relação a condutas sanitárias. “Sempre atendemos às normas do órgão regulador, e cada vez mais evoluímos na questão ambiental”, afirma.

A unidade também reformou o centro de pesquisa do NVEH. O departamento atua na aplicação de iniciativas que visam detectar, investigar e notificar qualquer agravamento ou confirmação de enfermidades epidêmicas, bem como prevê-las, antes que possam se espalhar pela comunidade local. Além de melhorias estruturais, o setor conta com novos equipamentos para desenvolvimentos de dados.

“O NVEH é uma área muito importante. Durante o momento mais crítico da pandemia, por exemplo, elaborou o primeiro boletim epidemiológico da Covid-19 na Região Oeste 2. Além disso, desenvolve trabalhos para conscientizar e minimizar a proliferação de surtos e doenças infecciosas”, conta Minéia.

Dando continuidade às melhorias, o HESLMB adquiriu 42 novas poltronas de repouso para oferecer ainda mais conforto aos familiares que acompanham os pacientes durante o período de internação. Estofadas e reclináveis, elas possibilitam maior comodidade e qualidade de estadia. Os assentos foram distribuídos em todos os leitos de enfermaria do hospital. “Continuamos trabalhando para oferecer o que há de melhor para pacientes e familiares, não apenas em infraestrutura, mas em todos os serviços relacionados à saúde”, garante Minéia.