Em Caldas Novas, Governo de Goiás realiza 1ª maratona tecnológica para estudantes da rede pública

O evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio das secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Educação (Seduc), e tem como objetivo desenvolver competências de pensamento computacional e habilidades de programa e empreendedorismo em crianças e adolescentes de 7 a 15 anos (Foto: Sedi-GO)

Alunos da rede estadual de ensino participam de quarta a sexta-feira (23 a 25), em Caldas Novas, do 1º Bootcamp do projeto Hackathon Low Code. O evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio das secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Educação (Seduc), e tem como objetivo desenvolver competências de pensamento computacional e habilidades de programa e empreendedorismo em crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.

Os titulares da Sedi e da Seduc, respectivamente Marcio Cesar Pereira e Fátima Gavioli, abrem oficialmente o evento, na quarta-feira, às 18h30. A solenidade também contará com a presença do coordenador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG), professor Anderson Soares.

O Bootcamp faz parte da preparação dos alunos matriculados no ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano), na rede pública estadual, que irão participar do Hackathon Low Code, na Campus Party Goiás, que será realizada no próximo mês de junho.

O evento contará com 23 equipes, sendo que cada uma será composta por três alunos e um professor, totalizando 92 participantes. Durante o Bootcamp, as equipes terão que desenvolver uma aplicação (software) utilizando a ferramenta low code.

Preparação
Os professores da rede pública receberam formações para ajudar os alunos durante o Bootcamp. Cinquenta e três docentes participaram do curso Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação, realizado em duas turmas.

Na oportunidade, foram trabalhados conteúdos como empreendedorismo e inovação, gamificação em equipes e prototipação de ideias. Os professores replicaram os conhecimentos para os 69 alunos que estarão presentes no Hackathon.

A ideia é que docentes e estudantes selecionados para o Hackathon em Programação Low Code participem dos bootcamps de modo a praticar os conhecimentos teóricos, para que estejam preparados para o desafio maior, que será o Hackathon da Campus Party.