Resolutividade e humanização definem Serviço de Atendimento Domiciliar do HDS
Referência no atendimento ao idoso e portadores de doenças crônicas, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), no final de 2021, criou o Saúde no Lar, para melhor servir à população. Um cuidado que vai além do ambiente hospitalar e promove ao paciente um tratamento resolutivo e humanizado no conforto do lar.
A paciente Cleuza Batista dos Santos Silva, 69 anos, que recebe em casa os cuidados da equipe, externa o sentimento de gratidão. “É muito gratificante receber esse atendimento em casa. Tenho dificuldade de locomoção devido às sequelas da hanseníase, descoberta aos 11 anos. Esse atendimento em casa significa muito para mim. Se não fosse isso, não conseguiria seguir com meu tratamento”, afirma.
Composto por uma equipe completa de saúde, o atendimento é uma extensão dos cuidados aos pacientes que recebem alta hospitalar, garantindo a continuidade do tratamento, conforme o estado clínico de cada um. “O atendimento gera a participação da família e aumenta a autonomia dos pacientes, reduz o tempo de internações hospitalares e instrumentaliza a família para os cuidados com o paciente em casa. Este vínculo construído impacta positivamente as experiências do usuário do SUS”, destaca o supervisor de atenção domiciliar, Thiago Delano Alves Rodrigues Bernardes.
O Serviço foi estruturado para prestar assistência domiciliar a 120 pacientes por mês. Eles recebem visitas semanais de integrantes da equipe multiprofissional. Em março, o SAD já realizou 37 visitas domiciliares e um total de 105 atendimentos multiprofissionais.
A equipe também orienta o cuidador, já que ele presta suporte no dia a dia do paciente, favorecendo a integração do paciente com o tratamento e atua como elo de contato entre a família e a equipe da Saúde no Lar. “Poder contar com a visita de uma equipe multiprofissional capacitada em casa é a prova da grandiosidade do SUS. O SAD tem como missão ser cada vez mais resolutivo”, destaca Thiago.