Operação Falsum Lumen apura fraudes em licitações em Senador Canedo

Existe suspeita que materiais elétricos foram pagos, mas não foram entregues em sua totalidade. Dentre essas compras suspeitas, há uma no valor de aproximadamente R$ 5,5 milhões, consignada em nota fiscal única

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Falsum Lumen, para dar cumprimento a três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Senador Canedo. Treze policiais civis participaram da operação. Um dos alvos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A diligência da Polícia Civil decorre de investigação em curso na Deccor, que apura fraudes em licitações e contratos perpetradas pelos responsáveis de uma empresa do ramo de materiais elétricos e servidores públicos de Senador Canedo, mediante pagamento de propina.

Preliminarmente, apurou-se que servidores públicos foram beneficiados com a quantia de R$ 81 mil, depositada em parcelas, por um empresário do ramo de materiais elétricos, no período de agosto de 2020 a maio de 2021, a fim de, em tese, ser beneficiado em procedimentos licitatórios e contratações ocorridas no município.

O empresário, que se valeria de “laranjas” para gerir empresas, é investigado em outros inquéritos policiais instaurados na Deccor, pois teria adotado o mesmo modus operandi em contratos levados a efeito com outras prefeituras de municípios goianos, havendo indícios de movimentações inconsistentes entre o fluxo de mercadorias no estoque da pessoa jurídica e os negócios jurídicos vultosos com as administrações públicas municipais.

Existe, inclusive, a suspeita que materiais elétricos foram pagos, mas não foram entregues em sua totalidade. Dentre essas compras suspeitas, há uma no valor de aproximadamente R$ 5,5 milhões, consignada em nota fiscal única (em apuração conjunta com a Receita Estadual).

Na oportunidade, a Justiça local determinou o bloqueio das contas bancárias e de bens dos investigados no valor de R$ 81 mil. O cumprimento dos mandados de busca, neste momento, é fundamental para angariar mais elementos de informações aptos a robustecerem as apurações em curso, viabilizando, dessa forma, a efetiva e célere conclusão do inquérito policial.