Governo de Goiás distribui cinco mil máscaras a entregadores por aplicativo

Distribuição começou às 8h, no anel interno da Praça Cívica. Outra frente distribui, no horário do almoço, kits de máscaras aos profissionais de delivery que aguardam os pedidos em bares e restaurantes (Fotos: Fotos: Júnior Guimarães e Cristiano Borges)

O Governo de Goiás entrega, nesta terça-feira (30/03), cerca de cinco mil máscaras de prevenção à Covid-19 a entregadores de encomendas por aplicativo de Goiânia. A distribuição começou às 8h, no anel interno da Praça Cívica. Outra frente distribui, no horário do almoço, kits de máscaras aos profissionais de delivery que aguardam os pedidos em bares e restaurantes dos setores Bueno, Sul, Pedro Ludovico e Marista. A ação faz parte da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, desenvolvida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

A ação voltada aos trabalhadores de delivery foi realizada com apoio de voluntários da Secretaria da Retomada, do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares) e da Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (Faje Goiás). Também são parceiros da inciativa a Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) e a Goiás Turismo.

O secretário da Retomada, César Moura, comentou a importância de ações direcionadas à população e trabalhadores mais vulneráveis. “O Governo de Goiás reconhece a relevância da atividade de entregadores por aplicativo para a retomada da economia.” E acrescenta: “A demonstração prática disso é a distribuição gratuita deste equipamento de proteção pessoal tão essencial para a continuidade do trabalho a usuários do transporte coletivo e, agora, a profissionais do delivery”, destacou César.

A entrega de máscaras de proteção contra Covid-19 também foi elogiada pelo presidente do Sindibares, Newton Pereira. “Esta importante ação leva mais segurança aos entregadores que há mais de um ano são fundamentais para a manutenção de pequenos negócios, não só na área de bares e restaurantes, mas para todo o comércio”, declarou o representante da categoria.

Presidente da Faje Goiás, Emerson Tokarski considera que esta ação é muito importante para valorizar e proteger os profissionais. “Os entregadores se expõem muito ao risco, já que entregam em hospitais e a quem está cumprindo a quarentena em casa. Nada mais justo do que o Governo de Goiás dar esta proteção extra a eles”, comentou. Emerson frisou a relevância da participação de parceiros nesta ação para “pensar em soluções de forma conjunta para solucionar os problemas”.

O entregador Flávio José de Almeida disse que muitos colegas que trabalham com delivery não têm oportunidade de ter uma máscara de qualidade e com a eficácia oferecida pelo modelo N95. “Acho importante esta ação e desejo que continuem lembrando de nós entregadores”, comentou.

Victor Hugo Ferreira trabalha para duas empresas de entrega via aplicativo e soube da iniciativa do Governo de Goiás enquanto passava pelo anel interno da Praça Cívica. Ele contou que achou muito legal a atitude do Governo do Estado e que “é uma forma de reconhecer a importância de proteger os profissionais que muitas vezes não têm acesso a uma máscara como essa”.

Abediedon de Sá Costa, revelou estar muito satisfeito com a distribuição gratuita de máscaras aos entregadores de encomendas por aplicativo. “Precisamos muito de proteção e esta iniciativa é uma oportunidade muito boa de conseguirmos isso”. 

A campanha do Governo de Goiás já distribuiu mais de 160 mil máscaras modelo N95, prioritariamente a usuários de transporte coletivo em terminais da Grande Goiânia como o das Bandeiras, Padre Pelágio, Vera Cruz e Praça da Bíblia.

Clique aqui e veja as imagens