Arqueiro Andrey Muniz conquista prata no Parapan e garante em Tóquio

Para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, Andrey levará na bagagem a experiência e os títulos. O arqueiro se sagrou, em 2020, campeão brasileiro pela 10ª vez em sua categoria (Foto: Mariano Ríos Ávila/World Archery Americas)

O arqueiro Andrey Muniz garantiu no último final de semana a sua participação nas Paralimpíadas de Tóquio, que serão disputadas no mês de agosto. A vaga veio com a medalha de prata conquistada no Campeonato Parapan-Americano de Tiro com Arco, pela categoria Compund Men Open, que foi disputado na cidade de Monterrey, no México. Andrey também faturou a medalha de prata na disputa de duplas mistas, ao lado da mineira Anne Pacheco.

Nascido no Paraná, mas radicado em Goiânia, onde vive há 25 anos e começou a praticar o esporte em 2008, o atleta faz questão de levar o nome de Goiás nas competições em que disputa. “Me considero goiano. Vim para cá e me estabeleci nesta terra que eu amo”, cravou.

Prestes a completar 45 anos, no próximo dia 12 de abril, o arqueiro vai para a sua segunda participação nos Jogos Paralímpicos. Em 2016 ele representou o Brasil no Rio de Janeiro, onde alcançou às quartas de final, tanto na disputa individual, como nas duplas mistas, ficando entre os oito melhores colocados na competição.

No México, Andrey tinha o objetivo claro: Chegar à final de sua categoria e carimbar o passaporte para o Japão. O primeiro desafio foi nas quartas de final, quando derrotou o chileno Basualto Javier, por 141 a 120. Na semifinal, a disputa pela vaga olímpica foi bem apertada, mas Andrey venceu o mexicano Gerardo Rodríguez por 133 a 127.

Na final, a disputa foi com outro atleta mexicano. Desta vez a vitória ficou com Omar Echeverria, que bateu o goiano por 145 a 138 e ficou com o lugar mais alto do pódio. Apesar da derrota na final, o resultado foi bastante comemorado por Andrey. “A medalha foi de prata, mas tem o peso e o sabor de uma de ouro. Estou muito feliz em garantir a vaga para as Paralimpíadas pela segunda vez, repetindo a maior emoção da minha vida. É o maior evento esportivo do mundo, e espero brigar por uma medalha no Japão”, enfatizou o atleta.

Para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, Andrey vai levar na bagagem a experiência e os títulos conquistados em sua trajetória. O arqueiro se sagrou em 2020 campeão brasileiro pela 10ª vez em sua categoria.