Produtoras de Ouro Verde são as primeiras adesões ao Goiás Rural Sustentável

Produtoras Elza Farnezi e Ilza Mendes são as primeiras beneficiárias de uma iniciativa que leva boas práticas de conservação de água e solo e de proteção de áreas de preservação permanentes a propriedades rurais das bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó (Foto: Seapa)

As produtoras Elza Farnezi e Ilza Mendes são as primeiras beneficiárias de uma iniciativa que leva boas práticas de conservação de água e solo e de proteção de áreas de preservação permanentes a propriedades rurais das bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó. As irmãs assinaram na última quinta-feira (24), durante a Semana da Água, o termo de adesão ao programa Goiás Rural Sustentável, do Governo do Estado. Elas receberão intervenções em suas propriedades no município de Ouro Verde, a partir de maio.

As ações atendem ao Decreto 9.872/2021, que “declara situação de risco de emergência hídrica nas Bacias Hidrográficas do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó e define ações para garantir o uso prioritário da água”. Entre outras intervenções, estão previstas a implantação de curvas de nível, a construção de barraginhas e o cercamento de APPs.

“Além dos serviços de conservação e proteção ambiental, as produtoras terão consultoria para melhorar a rentabilidade de seus negócios rurais. Com maior umidade no solo e outras ações integradas, é possível, por exemplo, aumentar o número de cabeças de gado por hectare de pasto”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Vamos mostrar mais uma vez que é possível conciliar agronegócio e preservação ambiental. Eles não são excludentes. Pelo contrário, estão interligados”, argumenta.

O programa Goiás Rural Sustentável é realizado em parceria pelas secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Conta ainda com a participação da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); do Sebrae Goiás; e do Sistema Faeg/Senar. No caso de Ouro Verde, a Prefeitura Municipal também é parceira da iniciativa.

“As propriedades estão sendo fotografadas e tendo indicadores mensurados para que seja possível avaliar a evolução após as intervenções do programa”, explica o gerente de Agricultura Irrigada da Seapa, Alisson Ferreira. A intenção, segundo ele, é que as fazendas sirvam de modelos para outras propriedades goianas. Na Secretaria, o trabalho está sendo desenvolvimento pelas gerências de Agricultura Irrigada e Infraestrutura Rural, ambas ligadas à Superintendência de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social.