CCOM sedia lançamento de livro de Estêvão Parreiras nesta sexta, dia 1º

A mostra, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, segue aberta ao público até 13 de maio. A entrada é gratuita (Foto de Paulo Dourado)

O Centro Cultural Octo Marques (CCOM) recepciona, nesta sexta-feira (1º/04), a partir das 18h30, o lançamento do livro-objeto “Desenho na velocidade mais rápida que o desenho”, do artista plástico Estêvão Parreiras, com edição assinada pelo também artista plástico Marcelo Sola e pelo designer Maurício Mota, por meio da editora Hirolands Grafisch Atelier.

O livro, segundo do artista editado e lançado pela editora Hirolands, traz olhares, cadernos, riscos e rabiscos que resultam em reflexões, impressões de fazeres artísticos e poéticas materializadas em peças para fazer sentido e colecionar.  “Desenho na velocidade mais rápida que o desenho” é mais um projeto da editora Hirolands, com a capa feita mão, o que lhe agrega valor simbólico. O artista irá autografar exemplares na ocasião. 

O lançamento será na Galeria Frei Nazareno Confaloni, onde também está aberta a exposição  “Maxilar apertado o dia inteiro… Mesma coisa que mastigar pedras…”, que reúne mais de 150 obras de Estêvão Parreiras produzidas entre 2018 e 2022, com curadoria de Divino Sobral. A mostra, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), segue aberta ao público até 13 de maio. A entrada é gratuíta. 

Bate-papo

A psicanalista e crítica de arte Bianca Dias falara com os presentes sobre suas percepções a partir da obra de Estêvão Parreiras.  Psicóloga graduada no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, especialista em História da Arte pela FAAP e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense, Bianca irá “acessar” o imaginário do artista e discorrer sobre a centralidade da sua obra, segundo ela, dotada “de um universo onírico, que une delírio, a elementos como tradição e goianidade”.  “O desenho para ele é a possibilidade da escrita de um corpo, de um mundo e, a partir desse guarda-chuva do desenho. Ele faz esse diálogo de arte e de vida”, destaca Bianca. 

Serviço
Evento: Lançamento do livro de arte de Estêvão Parreiras (Editora Hidrolands Grafisch Atelier)
Data: 01/04/22
Horário:  18h30
Local: Galeria Frei Confaloni, no Centro Cultural Octo Marques.
Endereço: Edifício Parthenon Center (mezanino), Rua 4, número 215, Centro.
Entrada franca