4,9 mil bezerros serão produzidos por ano com vendas de touros PO pelo Pró-Genética

Projeção foi divulgada em palestra online exibida pela Emater e considera a comercialização de 238 touros puros de origem a pequenos e médios pecuaristas (Foto: divulgação)

Em live transmitida pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), na última quarta-feira (30), a zootecnista e assessora técnica da instituição, Ana Kassia Ribeiro, estimou que quase cinco mil bezerros serão produzidos em Goiás a partir da comercialização de touros puros de origem (PO) realizada pelo Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética).

O Pró-Genética, criado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), tem sido executado desde 2014 no Estado. O objetivo é promover o aprimoramento do rebanho bovino goiano e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne e leite. A Emater e a ABCZ são parceiras nesse empreendimento, com a realização de feiras e leilões a valores acessíveis em diversos municípios. 

Segundo a palestrante, já foram vendidos 238 touros considerados de alto padrão genético. Entre as raças comercializadas estão Nelore, Nelore Mocha e Tabapuã. Os touros puros de origem são os mais valorizados no mercado do agronegócio, garantindo retorno rápido e lucratividade para a propriedade.

Produção de leite com recria de fêmeas ou com venda de bezerros e produção de carne são algumas das principais estratégias de utilização dos animais em questão. “Além da renda do leite, o produtor pode ter a renda proveniente da venda de bezerros. Com isso, ele já consegue comprar uma vaca pronta”, explica Ribeiro.

A zootecnista destaca ainda que as feiras têm sido importantes não apenas para tornar tecnologias avançadas mais acessíveis aos pecuaristas de pequeno e médio porte, mas também para difundir conhecimento e novas informações no setor. O Pró-Genética organiza as feiras, cria uma rede de relacionamento entre produtores e comerciantes, promove palestras e coloca o pecuarista em contato com profissionais da assistência técnica rural.