Governador participa da posse da direção da Regional da Sbot

Governador Ronaldo Caiado durante posse da nova direção da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot)

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (1°), da solenidade de posse da nova diretoria da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot). A cerimônia, realizada em Goiânia, marca o momento de transição de atividades na entidade e o início dos trabalhos do novo presidente, André Cardoso, além de recém-chegados vice-presidentes, secretários e tesoureiros.

Médico ortopedista por formação, e com experiência prática e de pesquisa em cirurgia da coluna vertebral, o chefe do Executivo goiano ressaltou, em seu discurso, a importância das especialidades para a área da saúde e a funcionalidade da Sbot para os profissionais. “A ortopedia goiana é algo que nos orgulha! Essa diretoria tem sido referência nacional pelos trabalhos prestados”, frisou.

Caiado também falou sobre o retorno das cirurgias eletivas, que devido à pandemia de Covid-19 tiveram que ser suspensas para evitar a sobrecarga nas unidades de saúde. “Que a gente possa alavancar ainda mais a capacidade de atendimento e de cirurgias. Vamos zerar essa fila”, destacou o governador.

Antes primeiro vice-presidente, o também médico ortopedista André Cardoso assume agora o posto que era ocupado por seu colega de especialidade, Bruno Air. Juntamente com a presidência da Sbot em Goiás, ele chefia o Serviço de Cirurgia de Coluna Vertebral do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) e do Hospital de Urgências de Goiás Doutor Valdemiro Cruz (Hugo).

Para sua gestão, que terá duração de um ano, Cardoso projeta a retomada de atividades presenciais com a superação da pandemia de Covid-19, bem como a realização do Congresso Goiano de Ortopedia e Traumatologia, em 2022, já com presença de público. “Vamos voltar as atividades presenciais em agosto. A marca dessa gestão será a retomada”, destacou o novo presidente da Sbot.

Durante a solenidade, o governador recebeu uma homenagem da Sbot, em reconhecimento pelo empenho e dedicação de sua trajetória profissional como ortopedista. “Quando cheguei em Goiás, fui um dos primeiros a iniciar essa área de cirurgia da coluna vertebral com fixação pedicular, algo que naquela época só existia na França”, relembrou Caiado.

Nova diretoria
Além de André Cardoso, foram empossados na solenidade Jefferson Soares e Junichiro Sado Júnior como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente. O cargo de primeiro secretário ficará com Márcio Calabria e o de segundo secretário com Helder Rocha. Como primeiro tesoureiro, atuará Alexandre Daher, e como segundo tesoureiro, Thiago Caixeta.

Acompanharam a cerimônia de posse ao lado do governador também o ortopedista Adriano Esperidião, representando a Sbot Nacional; o vice-presidente da Sbot Regional Goiás, Jefferson Soares Martins; o ex-presidente da Sociedade, Sandro Reginaldo e demais diretores da instituição.

Foto: André Saddi