Saneago inaugura um dos maiores empreendimentos de saneamento do país

Implantação foi realizada pelo Consórcio Corumbá, com obras de responsabilidade da Saneago e da Caesb (Foto: Saneago)

O Sistema Produtor Corumbá, uma obra de grandes proporções e um dos maiores desafios nacionais de saneamento, será inaugurado nesta quarta-feira (6). A cerimônia, realizada a partir das 10 horas, na Estação de Tratamento de Água em Valparaíso, contará com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira; dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Goiás, Ronaldo Caiado; dos presidentes da Caesb, Pedro Cardoso, e da Saneago, Ricardo Soavinski; bem como diretores e equipes técnicas de ambas as companhias.

Com a entrada em operação, o sistema reforça e amplia o abastecimento de água tratada nos municípios goianos de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, além da Região Sul do Distrito Federal. Além de manter a distribuição regular de água no período de estiagem, o empreendimento tem a finalidade de acompanhar o crescimento vegetativo desses municípios. Lembrando que, nas cidades goianas, o atendimento da população com água tratada já é universalizado.

A implantação foi realizada pelo Consórcio Corumbá, com obras de responsabilidade da Saneago e da Caesb. Ao todo, foram construídos: Estação de Tratamento de Água, Estação Elevatória de Água Bruta, 27,7 km de adutora DN1.200mm, 38 km de linha de transmissão e subestações elétricas de 138 kV.

Sobre o funcionamento do Sistema, de maneira geral, a água é captada no Lago Corumbá IV; passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, na cidade de Luziânia; segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água, localizada em Valparaíso; e, depois de tratada, é encaminhada através de redes de distribuição para os imóveis.

A primeira etapa da obra, que conta com investimentos superiores a R$ 440 milhões, apresenta capacidade de produção de 2.800 litros/segundo de água tratada – distribuídos entre a Saneago e a Caesb. Isso representa um aumento significativo da oferta de água, refletindo em melhor qualidade de vida ao Entorno Sul do DF, que está entre as áreas que mais cresce em todo o Brasil.

Nesta fase, serão beneficiadas cerca de 1,3 milhão de pessoas nos dois estados, podendo ser ampliado para o dobro disto no futuro. Compatível com esse cenário, o Sistema Produtor Corumbá também entra em operação como um dos maiores empreendimentos do setor de saneamento no País. Suas dimensões fazem jus à meta de dar suporte ao crescimento econômico e populacional registrado nos últimos anos nesses municípios, dividindo custos e agilizando ações operacionais entre os governos do Distrito Federal e de Goiás.

Inauguração do Sistema Produtor Corumbá
Data: 6 de abril de 2022