Pesquisa aponta variação de até 33% no preço dos Ovos de Páscoa

Fiscais do Procon Goiás visitaram 13 estabelecimentos localizados em Goiânia, para apurar os preços de 73 itens. (Foto: Procon-GO)

O Procon Goiás, superintendência integrada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), identificou variação de até 33% no preço dos ovos de chocolate este ano. Os valores foram observados durante pesquisa do órgão, realizada entre os dias 23 e 30 deste mês. O objetivo é orientar e alertar os consumidores sobre os cuidados necessários na hora da compra, durante o período que antecede a Páscoa. A data comemorativa acontece no próximo domingo (4 de abril).

Para o levantamento, os fiscais do Procon Goiás visitaram 13 estabelecimentos localizados em Goiânia, para apurar os preços de 73 itens. Além dos tradicionais ovos de chocolate, também foram verificados os valores de outros produtos, como caixa de bombons, tabletes, barras de chocolates e colomba pascal.  Os fiscais identificaram ainda aumento de 18% nos preços, na comparação com os números de 2020, e redução de peso em algumas marcas e modelos.

Caixa de bombons apresenta variação de preços de até 113%

Mesmo tratando-se de produtos idênticos (marca, peso e modelo), os preços das caixas de bombom (uma alternativa aos ovos de chocolate) podem sofrer variação de até 113,52%. Essa maior variação foi identificada na caixa de bombons – Ferrero Rocher, de 150 gramas. Os preços variaram de R$ 19,90 a R$ 42,49.

Dicas e orientações

A primeira preocupação, na hora da compra dos ovos de chocolate, deve ser com o orçamento doméstico. Desta forma, defina previamente o valor a ser gasto considerando as despesas mensais e faça uma pesquisa de preços em pelo menos três estabelecimentos. Como é grande a variação entre os estabelecimentos, essa prática pode resultar em uma boa economia no bolso.

Da mesma forma como ocorre com outros tipos de alimentos, a embalagem dos ovos de chocolate deve estar em boas condições de armazenamento. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, evitando produtos amassados ou com furos na embalagem.

Quando houver brinquedos acompanhados dos ovos, verifique se na embalagem contém o selo do Inmetro e a faixa de idade indicada para a criança. Os rótulos também devem trazer, além da identificação do fabricante, a data da validade, peso e a composição. Algumas pessoas possuem restrições a alguns ingredientes do produto como açúcar, glúten, etc.

Avalie sempre o melhor custo-benefício, lembrando que o mesmo ovo de chocolate da mesma marca e tamanho pode custar mais caro apenas pelo fato de haver personagem infantil na embalagem ou com brinquedos em seu interior.

A compra de ovos de chocolate em bancas de promoção, muitas vezes quebrados e por esta razão com preços menores, não dá ao consumidor o direito de reclamar posteriormente por esse motivo. Porém, estas informações devem ser repassadas previamente à compra, de forma clara, precisa e ostensiva junto aos produtos, de forma a não induzir o consumidor ao erro.