Sedi marca presença na Tecnoshow 2022 com projetos de exportação e reciclagem eletrônica
A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) participa, a partir desta segunda-feira (4/4) até a próxima sexta-feira (8/4), da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O público que passar pelo evento pode aproveitar para entregar, no estande do Governo de Goiás, eletroeletrônicos que não são mais utilizados. O material recolhido será destinado ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Sukatech.
Inaugurado no último dia 15 de março, o Sukatech é um programa do Governo de Goiás, promovido pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) por meio do Programa Goiás Social e pela Sedi, em parceria com a organização Programando o Futuro. Seu objetivo é a estruturação e a operacionalização de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) capaz de reciclar e recondicionar resíduos eletroeletrônicos, animar a cadeia produtiva do segmento, capacitar jovens e adolescentes na área de tecnologia e promover a educação ambiental. Até 2023, o Sukatech tem como meta recondicionar e doar 1,5 mil computadores e promover a reciclagem de 500 toneladas de lixo eletrônico, além da capacitação de mil alunos.
O governador Ronaldo Caiado participou da abertura da feira e transferiu simbolicamente a capital do Estado, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para o município de Rio Verde, durante esta semana. “A Tecnoshow é a maior escola do país para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande, Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso Estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra”, disse o governador.
Depois de dois anos suspensa, devido à pandemia causada pelo coronavírus, a maior evento de agronegócio da região Centro-Oeste volta a acontecer de forma presencial. O secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, também participou da abertura e acompanhou os trabalhos da equipe da Sedi no primeiro dia de evento. “A Tecshow Comigo é mais um exemplo do uso da tecnologia em benefício do desenvolvimento econômico do Estado. Aqui os produtores rurais têm acesso ao que existe de mais moderno para investir em suas propriedades, otimizando sua produção. Tudo isso contribui significativamente para posicionar Goiás entre os maiores produtores do mundo”, defende.
Caiado ressaltou o pioneirismo de Rio Verde por abrigar, no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), o único ponto na América Latina de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, para desenvolver aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). “Temos o que tem de melhor no mundo”, ressaltou.