Abertura do Centro Cultural Oscar Niemeyer para Visita Mediada conquista estudantes 

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica do Basileu França conhecem espaços do Centro Cultural Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação)

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da Escola do Futuro em Artes Basileu França foram apresentados a todos os espaços do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) na manhã desta terça-feira (05). O passeio, que dura cerca de duas horas, começa com uma mini palestra no auditório do Monumento aos Direitos Humanos e a exibição de um vídeo mostrando o Centro Cultural.

A excursão cultural tem início pelo prédio vermelho em formato de pirâmide. Em seguida, sobem as escadas para a Esplanada Juscelino Kubitschek e seguem para o próximo destino: o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, onde os estudantes podem apreciar as obras expostas.  

O grupo vai ao Palácio da Música Belkiss Spenziere, onde anda por trás do palco e pode entrar nos camarins. O Edifício Principal ou da Biblioteca, que abriga a famosa Cobertura, cenário usual de fotografias e filmagens profissionais e amadoras, é o último prédio da excursão, onde os estudantes ganham um tempo para fazer suas selfies e a tradicional fotografia da turma. Os alunos passam pelas bibliotecas adulto e infantil e pelos auditórios da edificação.  

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da Escola do Futuro em Artes Basileu França foram apresentados a todos os espaços do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação)

Os visitantes recebem um folheto contando um pouco da história do Centro Cultural carrega. A publicação fala sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, que dá nome ao equipamento público, e sua obra. Mostra as edificações que compõem o CCON, explicando as funções de cada uma delas. E traz ainda os homenageados, que nomeiam as galerias de arte, bibliotecas, o Palácio da Música, os auditórios e a esplanada.  

O estudante Zé Mário de Araújo elogiou o passeio: “estou adorando e acho que deveria ter mais dessas visitas. O espaço é maravilhoso e a recepção com a gente aqui está sendo ótima!” Adriana Brito, professora de Teatro, acha essa interação essencial para a formação dos alunos: “é de extrema importância para eles conhecerem os espaços culturais, fazer contatos, interagir, produzir, apresentar. Agradeço imensamente a oportunidade”.  

“Com a pandemia começando a ser controlada, estamos aos poucos, e com muito cuidado, implementando os projetos que planejamos para o Centro Cultural Oscar Niemeyer”, ressalta Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, que administra o espaço. Fabrício destaca que “o projeto Visita Estudantil Mediada no Oscar está colocando os espaços públicos a serviço do cidadão, como quer o governador Ronaldo Caiado”.  

Oportunidade 
O projeto Visita Estudantil Mediada no Oscar foi desenvolvido pelo Centro Cultural Oscar Niemeyer com o objetivo de apresentar o equipamento público à comunidade escolar. As escolas que tiverem interesse em participar de uma Visita Estudantil Mediada no Oscar, levando seus alunos do Ensino Médio, pode ligar para (62) 3201-7610 ou 3201-3421. Por esses telefones, os colégios podem marcar a data do passeio e também se informar sobre o projeto. E também pelo e-mail ccon@goiasturismo.go.gov.br.