Goiás Social leva atendimentos e benefícios a moradores do Jardins do Cerrado

Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e primeira-dama, Gracinha Caiado participa da entrega de benefícios no Jardins do Cerrado, Região Oeste de Goiânia: “Hoje estamos fazendo entregas reais e trazendo ações do governo para melhorar a vida dessas famílias" (Foto: Wesley Costa)

O Governo de Goiás entregou nesta terça-feira (05), no Jardins do Cerrado, Região Oeste de Goiânia, benefícios do programa Goiás Social, criado pelo governador Ronaldo Caiado para combater as desigualdades nos municípios goianos. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participou do evento e percorreu todos os estandes de atendimento.

“Há menos de um mês estive aqui para a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Escola Padrão século 21 e hoje voltamos com esse programa maravilhoso que é o Goiás Social, que traz a estrutura do Governo com serviços para a população”, comemorou Gracinha durante o evento ao destacar que o governador trabalha para que “ninguém fique para trás”.

“Isso é uma coisa que ele [Ronaldo Caiado] me diz todos os dias e é justamente esse trabalho que nós e toda a equipe de governo estamos fazendo, com muita responsabilidade e sensibilidade. Sabemos que quem está em vulnerabilidade tem pressa e precisa da mão do governo estendida. E essa é a maior missão do Goiás Social: chegar a todos os goianos e goianas que mais precisam”, completou a presidente da OVG.

Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), mais de 250 mulheres da região que vivem em extrema pobreza receberam o cartão do programa Mães de Goiás. O benefício garante renda extra de R$ 250 mensais para quem tem filhos entre zero e seis anos de idade. Uma das beneficiárias é Adriana Samara Bento dos Santos, de 31 anos, atualmente desempregada e com quatro filhos, sendo dois menores de seis anos. “Esse serviço veio para ajudar muito e em um momento muito bom. Está tudo muito caro e não consigo comprar mais nada. Saio daqui direto para o supermercado”, contou.

Assim como Adriana, Nayara Marques Gomes, 34 anos, também não tem emprego fixo. A dona de casa acabou de perder uma das filhas e, com mais três filhos em casa, luta diariamente para garantir o fundamental. “Chegou em boa hora. É de grande ajuda um benefício que vem especialmente para mães. Tem muita mãe solteira, sem qualquer condição de manter os próprios filhos”, acrescentou. O programa Mães de Goiás confere renda a cerca de 100 mil mães em todos os 246 municípios do Estado com o objetivo de garantir segurança alimentar, oferecer qualidade de vida e assegurar a permanência das crianças nas escolas, além de incrementar a economia local.

Nayara Marques, beneficiária do programa Mães de Goiás recebe cartão: “Chegou em boa hora. É de grande ajuda um benefício que vem especialmente para mães” (Foto: Wesley Costa)

Além da entrega do cartão do Mães de Goiás, a Seds também ofereceu serviços diversos à população do Jardins do Cerrado, como o Passaporte do Idoso e Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Registro Civil. “Estamos aqui cumprindo uma determinação do nosso governador que é levar serviços diretamente às pessoas que vivem em vulnerabilidade social”, destacou o titular da secretaria, Wellington Matos.

A OVG também esteve presente no evento do Goiás Social, por meio da unidade itinerante da instituição, OVG Perto de Você, que fez entrega de donativos como fralda infantil e geriátrica, bengala, andador, muleta, cadeira de rodas, cadeira de banho e kits de enxoval para gestantes. A instituição também realizou a apresentação do Mix do Bem, alimento de alto valor nutritivo que rende até 10 porções e faz parte do programa de segurança alimentar da instituição, o NutreBem.

A diretora-geral da organização, Adryanna Melo Caiado, agradeceu o apoio da equipe do governo estadual e reforçou a parceria com a prefeitura e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “A estrutura itinerante da OVG foi criada justamente para que os benefícios possam chegar a quem mais precisa, onde quer que estejam, e por isso estamos aqui hoje no Jardins do Cerrado, para atender as famílias dessa região”, assegurou.

Para a primeira-dama Gracinha Caiado, o Goiás Social garante direitos e reforça o compromisso da atual gestão em trabalhar para que a vida de todos possa, de fato, melhorar. “Quando estive no Jardins do Cerrado pela primeira vez, ainda em março de 2019, eu percebi que, por muito tempo, o poder público não olhava por essa região. E o governador entendeu que aqui as pessoas estavam cansadas de ouvir promessas. Por isso, hoje estamos fazendo entregas reais e trazendo ações do governo para melhorar a vida dessas famílias”, afirmou.

“Sabemos que quem está em vulnerabilidade tem pressa e precisa da mão do governo estendida. E essa é a maior missão do Goiás Social: chegar a todos os goianos e goianas que mais precisam”, disse Gracinha Caiado (Foto: Wesley Costa)

Mais serviços
Os moradores do Jardins do Cerrado que passaram pelos estandes montados na Rua Flor da Noite puderam realizar inscrições no curso de alfabetização de adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Alfabetização e Família, e nos cursos de qualificação e capacitação da Secretaria de Estado da Retomada, além de acesso a oportunidades de emprego. O Governo de Goiás também disponibilizou estandes de informações sobre os programas Aluguel Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Água Social, da Saneago. Ainda foram oferecidos testes rápido para Covid-19, sífilis e HIV, além de orientação para prevenção de ISTs, ações educativas de saúde, práticas integrativas com reiki e acupuntura, além de vacinação.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) marcou presença no Jardins do Cerrado com o programa Rua de Lazer, com atrações diversas. Durante o evento, a primeira-dama Gracinha Caiado ouviu de diversos jovens o agradecimento pelo auxílio concedido pelo programa Pró-Atleta, que auxilia 600 esportistas goianos de oito a 35 anos nas principais competições das mais diversas modalidades. “Enquanto muitos jovens estão perdidos no mundo das drogas, minha filha de 12 anos vai poder contar com uma bolsa para estudar e treinar Muay Thai. E isso graças ao Governo de Goiás”, contou, emocionada, durante o evento, a pastora Camila de Morais Silva, mãe da Anystefanny das Neves Morais.

Para a gerente do CRAS de Goiânia, Kelly Naves, eventos como o realizado hoje no Jardins do Cerrado mostram a preocupação do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama com quem mais precisa do Poder Público. “Muito obrigada por tantos serviços à nossa comunidade. Esse povo merece esse abraço carinhoso e colocamos todas as nossas unidades à disposição para que, juntos, possamos seguir atendendo as pessoas vulneráveis da capital”.

Evento do Goiás Social leva atendimentos nas áreas de saúde, educação, lazer, capacitação técnica, habitação e benefícios sociais para região do Jardins do Cerrado (Foto: Wesley Costa)