Emater marca presença na abertura da Tecnoshow Comigo

Em Rio Verde, evento, que é um dos maiores do País, reuniu autoridades e produtores rurais para tratar sobre tecnologia no campo (Foto: Emater)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) está nesta semana na 19ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, município da Região Sudoeste do Estado. A feira realizada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), que teve abertura na última segunda (04) e segue até sexta-feira (08), já se consolidou como um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil.

“A Tecnoshow é, hoje, a maior escola do País para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande. Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso Estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra”, disse o governador Ronaldo Caiado na solenidade de abertura.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, destacou que a participação da agência na feira é fundamental para que as cadeias produtivas da agricultura familiar sejam atendidas e apresentadas a soluções tecnológicas voltadas para o segmento. “Nem todas as multinacionais agropecuárias têm o produtor rural familiar como objetivo principal de suas operações. Isso demonstra a relevância de uma pesquisa pública, de forma a atender as dores e as necessidades dessa parcela”, explicou.

Já o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, ressaltou a importância da feira para o agronegócio brasileiro. “Tem máquinas e tecnologia do mundo inteiro, para o pequeno e o grande produtor”, disse. Ele falou da superação empreendida pelo setor durante a pandemia e dos desafios para as próximas safras, devido ao cenário ainda incerto da economia mundial.

Também estiveram presentes na abertura  presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; e outras autoridades, como presidentes de autarquias; deputados estaduais, federais, vereadores, empresários, produtores rurais e lideranças regionais.