Caiado destaca poder do conhecimento para progresso do País durante conferência da Adesg Goiás

Caiado ministra palestra na abertura do 2° Curso de Introdução à Atividade de Inteligência da Adesg (Fotos: André Saddi)

A importância do conhecimento foi um dos temas que nortearam a conferência do governador Ronaldo Caiado durante aula inaugural, na noite desta terça-feira (05/04), do 2° Curso de Introdução à Atividade de Inteligência (CIAI) da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Goiás (Adesg Goiás). O evento, realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, reuniu os 50 estagiários inscritos, entre civis e militares.

“A cultura geral é algo que faz com que a pessoa assuma responsabilidades com o Brasil. Isso é mão dupla. Cada vez que estuda, você se apaixona e se dedica a retribuir ao País e aos brasileiros que aqui vivem”, argumentou o governador. Conforme destacou, o conhecimento é a chave para se conquistar uma nação mais desenvolvida, homogênea, com políticas sociais fortalecidas e com melhor renda per capita.

Caiado participou do curso em 1985. Nesta noite, durante palestra aos novos matriculados, contou um pouco sobre como o conteúdo contribuiu com a expansão de sua visão profissional, bem como a decisão de iniciar uma vida pública. “Reconheço que muito daquilo que produzi foi aflorado diante do conhecimento que absorvi no curso da Adesg”, disse ao lembrar que, antes de governador, já foi deputado e senador. Ainda de acordo com ele, o maior legado que carrega enquanto adesguiano é a capacidade de dialogar.

O delegado da Adesg Goiás e coronel veterano do Exército, Marcelo Vilanova, agradeceu a conferência ministrada por Caiado e deu boas-vindas aos participantes. “Esperamos que os conhecimentos e as técnicas aprendidas no curso possam estimular os nossos profissionais na valorização do sentimento de amor à pátria e ajudá-los em um dos grandes desafios da atualidade: a inteligência organizacional e corporativa na gestão pública e privada”, afirmou.

Um dos estagiários é o bombeiro militar Marcos Ráime. Ele comentou que a turma é composta por “pessoas que querem fazer um País diferente e garantir dias melhores para a sociedade”. Também afirmou que a gestão de Caiado à frente do Estado serve como inspiração. “A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter”, disse, referindo-se à trajetória do governador.

O curso segue até 2 de setembro. Até lá, estão previstas 72 horas de aulas. Constam no cronograma abordagens sobre os conceitos ligados à Inteligência, além de vistorias às estruturas de instituições federais e estaduais que cuidam do setor. O delegado afirmou que todo conteúdo ministrado está relacionado ao lema do órgão: “Um só coração, uma só alma pelo Brasil”.

Sobre a Adesg
A Adesg Goiás é uma organização sem fins lucrativos que iniciou seus trabalhos em 1971, ministrando cursos, seminários e painéis sobre Política e Estratégia. Ao longo de 51 anos de história, diplomou profissionais de diversas áreas da sociedade. Hoje com mais de dois mil integrantes, a entidade atua como difusora de conceitos e estudos conjunturais relativos à segurança e ao desenvolvimento, com ênfase na defesa nacional, por meio de métodos planejados, seguindo a linha de pesquisa da Escola Superior de Guerra (ESG), centro de estudos e pesquisas associado ao Ministério da Defesa do governo federal.

Participaram do evento o presidente da Adesg Nacional, coronel veterano Celente Videira; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Vechi; o representante do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Guilherme Gutemberg; os secretários de Estado Joel Sant’Anna (Indústria, Comércio e Serviços) e coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires; o deputado estadual coronel Adailton; além de representantes das forças armadas e demais autoridades.