Emater ministra Curso de Processamento Artesanal de Goiaba em Hidrolândia

A formação contou com a participação de 11 produtoras rurais da região. As goiabas foram doadas por um produtor e o restante dos materiais foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Fotos: Emater)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realizou, entre os dias 22 e 24 de março, o Curso de Processamento Artesanal de Goiaba, em Hidrolândia. A formação contou com a participação de 11 produtoras rurais da região.

Segundo Alenir Batista, extensionista da Emater responsável pela organização da formação, o objetivo do curso é capacitar as agricultoras para melhorar o aproveitamento da produção de goiaba da região. Além disso, o processamento artesanal da fruta é uma maneira de fomentar a economia do município e complementar a renda familiar das produtoras.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Hidrolândia por meio da Secretaria de Assistência Social. “As produtoras perceberam a demanda e a solicitação do curso foi feita pela primeira-dama, Carina Carvalho de Oliveira. As goiabas foram doadas por um produtor e o restante dos materiais foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social”, explica Alenir.

EMATER CURSO DE DOCE 3

Helenildes Marquês de Oliveira, produtora de queijo no município, conta que perde muito da produção de goiaba da sua propriedade e a capacitação foi muito útil para ampliar o aproveitamento da fruta. “O curso foi muito proveitoso e versátil.  Agora eu posso fazer queijo recheado, goiabada, iogurte grego com geleia de goiaba”, comemora.