Emater ministra Curso de Processamento Artesanal de Goiaba em Hidrolândia

A formação contou com a participação de 11 produtoras rurais da região. As goiabas foram doadas por um produtor e o restante dos materiais foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Fotos: Emater)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realizou, entre os dias 22 e 24 de março, o Curso de Processamento Artesanal de Goiaba, em Hidrolândia. A formação contou com a participação de 11 produtoras rurais da região.

Segundo Alenir Batista, extensionista da Emater responsável pela organização da formação, o objetivo do curso é capacitar as agricultoras para melhorar o aproveitamento da produção de goiaba da região. Além disso, o processamento artesanal da fruta é uma maneira de fomentar a economia do município e complementar a renda familiar das produtoras.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Hidrolândia por meio da Secretaria de Assistência Social. “As produtoras perceberam a demanda e a solicitação do curso foi feita pela primeira-dama, Carina Carvalho de Oliveira. As goiabas foram doadas por um produtor e o restante dos materiais foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social”, explica Alenir.

Helenildes Marquês de Oliveira, produtora de queijo no município, conta que perde muito da produção de goiaba da sua propriedade e a capacitação foi muito útil para ampliar o aproveitamento da fruta. “O curso foi muito proveitoso e versátil.  Agora eu posso fazer queijo recheado, goiabada, iogurte grego com geleia de goiaba”, comemora.