Coronel André Henrique Avelar de Sousa é o novo comandante da PM em Goiás

Governador Ronaldo Caiado durante a posse do novo comandante da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), coronel André Henrique Avelar de Sousa: “Espero que cada vez mais, o povo goiano tenha orgulho da nossa segurança pública” (Fotos: André Saddi)

O governador Ronaldo Caiado empossou, na noite desta quarta-feira (06), o novo comandante da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), coronel André Henrique Avelar de Sousa. O ato solene, realizado na Academia da Polícia Militar, em Goiânia, formalizou a mudança no alto comando da corporação, liderada pelo coronel Renato Brum dos Santos desde 2019.

“Goiás está cada vez mais tranquilo, sabendo que o nosso coronel Brum soube preservar a harmonia do nosso Estado”, ressaltou o chefe do Executivo. Caiado destacou também os avanços obtidos na segurança pública, desde o início de sua gestão. “Nós desmontamos as maiores estruturas criminosas do Estado que estavam aqui enraizadas”, frisou.

O governador disse ainda, que atualmente a sociedade goiana vive realidade diferente de anos atrás. “As pessoas podem transitar livremente não só na capital, mas em todo Estado de Goiás”. E afirmou que trabalha para diminuir ainda mais, os índices de criminalidade. “Espero que cada vez mais, o povo goiano tenha orgulho da nossa segurança pública”.

O recém-empossado comandante, coronel André anunciou que quer dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido em Goiás e ainda propor melhorias, “aperfeiçoar, sempre com o foco no combate à criminalidade”, destacou. Até então, ele ocupava a posição de subcomandante Geral da PMGO.

Com diversos prêmios e medalhas de mérito ao longo da carreira, o novo comandante da PMGO é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás, possui especialização em Gestão Pública. Na área de segurança, é especialista em Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) e em Operações de Choque. Também atua como instrutor em disciplinas operacionais e de tiro em cursos de formação da PMGO e Força Nacional de Segurança Pública.

A transição ocorreu com a indicação do coronel Renato Brum, ex-comandante da PMGO, para assumir a pasta de Segurança Pública no Estado, após a saída de Rodney Miranda. “À frente da Polícia Militar passamos por vários desafios e vivemos grandes conquistas, graças a autonomia que o governador nos concedeu”, relembrou. Brum ressaltou que está pronto para a nova missão como secretário de segurança pública. “Continuarei trabalhando de forma harmônica e integrada com todas as forças de segurança”, completou.

Durante a solenidade de posse, também estiveram presentes, o vice-governador Lincoln Tejota; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o Secretário de Estado da Casa Militar, Luiz Carlos de Alencar, o diretor-geral de Administração Penitenciária (DGAP), Josimar Pires; o deputado federal Delegado Waldir e os estaduais Amauri Ribeiro, Coronel Adailton e Virmondes Cruvinel, além de vereadores, representantes das forças de segurança e demais autoridades.