Mutirão oferta mais de 3,7 mil vagas em cursos de capacitação profissional

Cursos são voltados para as áreas de tecnologia, marketing digital e gestão de negócios (Fotos: Sedi-GO)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) participa, neste sábado e domingo (9 e 10), da 4ª edição do Mutirão Governo de Goiás, que será realizada em estrutura montada na Avenida Firenze com a Avenida Torino, no Jardim Abaporu, na região Leste de Goiânia. Durante o evento, a secretaria oferece, por meio das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG), mais de 3,7 mil vagas em cursos de capacitação profissional, nas modalidades presencial, online e a distância.

Os cursos são voltados para as áreas de tecnologia, marketing digital e gestão de negócios, e os interessados podem escolher entre as diversas opções, como Fotografia de Produtos e Tratamento de Imagem Digital, Lógica de Programação, Produção de Games e Interação Virtual, Artesanato e Engenharia de Artefatos, Robótica Educacional para Docentes. Todos oferecidos pela EFG Luiz Bittencourt, em Goiânia, e EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, os cursos oferecidos pelas Escolas do Futuro são uma oportunidade única para quem busca uma posição no mercado de trabalho. “O setor de tecnologia da informação e comunicação tem grande demanda por profissionais qualificados e quem busca formação nesta área tem grandes chances de conquistar uma carreira profissional sólida, com salário acima da média nacional”, defende.

O programa Sukatech, promovido pelo Governo de Goiás por meio da Sedi e do Goiás Social, em parceria com a organização Programando o Futuro, também tem oportunidades para jovens que queiram fazer cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica.

Já os Laboratórios Include, resultado de parceria do Governo de Goiás com o Instituto Campus Party, disponibiliza cursos de iniciação à robótica, para jovens de 12 a 20 anos. Durante o Mutirão, os interessados em fazer estes cursos podem efetivar sua matrícula no estande da Sedi.

Exposição de novas tecnologias

Além das inscrições, quem passar pelo espaço da Sedi durante o Mutirão Governo de Goiás, poderá conferir a exposição de tecnologias, com impressora 3D, robôs de Lego e drones. Os professores da Escola do Futuro em Artes Basileu França também promovem oficinas de grafite, e o público ainda poderá se divertir com os óculos de realidade aumentada ou na cabine fotográfica digital.

O Sukatech também vai promover uma gincana solidária de arrecadação de lixo eletrônico com entrega de um computador de mesa recondicionado. Para concorrer ao equipamento, os interessados precisam entregar sucatas eletrônicas no estande da Sedi. O material será reciclado no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do programa.

Podem ser descartados notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets, celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, eletroportáteis, ferramentas elétricas e outros.