Semad autua responsáveis por degradação no Parque Estadual dos Pirineus

Ações fiscalizatórias executadas pelos agentes da Semad foram originadas de denúncias feitas por moradores locais, que identificaram a trilha clandestina com cerca de 2,6 mil m² de extensão (Foto: Semad)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, no início desta semana, operação de fiscalização que resultou em dois autos de infração contra os responsáveis por uso de recursos hídricos sem outorga e prática de degradação de vegetação nativa (abertura de trilha clandestina) no interior do Parque Estadual dos Pirineus (PEP), localizado nos municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.

As ações fiscalizatórias executadas pelos agentes da Semad foram originadas de denúncias feitas por moradores locais, que identificaram a trilha clandestina com cerca de 2,6 mil m² de extensão. Para essa infração, a multa aplicada foi de R$ 12 mil. No caso de uso hídrico sem a autorização do órgão competente, a multa diária é de R$ 1.350.  

A Semad ressalta que é fundamental a participação da população no relato de irregularidades e formalização de denúncias para que os agentes verifiquem, no local, a existência de danos ao meio ambiente. As solicitações podem ser feitas via Central de Atendimento (62) 99661-0250 (ligação e whatsapp) ou 0800 646 2112 e ainda por meio do e-mail: ouvidoria.meioambiente@goias.gov.br