Economia participa da Operação Faixa Vermelha
A Secretaria da Economia de Goiás participou da Operação Faixa Vermelha deflagrada nesta quinta-feira (7), pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), com apoio do Fisco Estadual, Polícias Civil e Militar.
A ação desarticulou um grupo criminoso especializado na falsificação e comercialização irregular de agrotóxicos de várias marcas, valendo-se de uso de documentação inidônea. O Fisco estadual atuou na coleta de informações e, a partir de agora, haverá compartilhamento das mesmas, com realização de auditorias.
“O Ministério Público, por meio do Gaeco, nos acionou e prontamente colocamos nossa equipe à disposição. O fisco goiano acompanhou toda a operação nesta madrugada e agora vamos trabalhar nos desdobramentos desta ação, fazendo os levantamentos fiscais e assegurando a restituição dos valores desviados aos cofres públicos”, disse o superintendente de Controle e Fiscalização da Secretaria da Economia, Marcelo Mesquita.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso possui diversas empresas que atuam em diferentes etapas da produção dos defensivos agrícolas, desde a aquisição de insumos, fabricação, armazenamento, transporte e posterior comercialização ilegal. A estimativa, de acordo com dados preliminares, é de que somente uma das empresas do grupo investigado registrou, desde 2018, aproximadamente R$ 114 milhões em comercializações suspeitas de defensivos agrícolas.
São cumpridos 6 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Guapó, Novo Gama e Palmas (TO).