Novos auditores fiscais concluem módulo teórico do Curso de Formação

Para o coordenador do curso de formação, auditor fiscal Marcos Rogério, a primeira etapa alcançou o objetivo ao apresentar aos aprovados uma boa noção do funcionamento da Receita Estadual de Goiás

Depois de quase 120 horas conhecendo a estrutura geral da Receita Estadual de Goiás, os novos auditores fiscais empossados na última semana de março concluem nesta sexta-feira (08) o módulo teórico do curso de formação. As atividades da manhã contaram com a visita da secretária da Economia, Cristiane Schmidt, para um bate-papo. 

 Ao citar as recentes conquistas da área fiscal, a secretária falou da integração da Guia de Trânsito Animal (GTA) com a Nota Fiscal Eletrônica, beneficiando o produtor rural.  “Foi um trabalho espetacular do fisco para solucionar uma reclamação do setor de quase uma década”, frisou Schmidt. 

Também foi destacada pela secretária a conquista do setor de biocombustíveis e do Estado com a aprovação do Convênio ICMS 206/21. O acordo trouxe solução para a questão tributária do novo modelo de comercialização do biodiesel no Brasil. 


Encerramento do curso teórico 

Para o coordenador do curso de formação, auditor fiscal Marcos Rogério, a primeira etapa alcançou o objetivo ao apresentar aos aprovados uma boa noção do funcionamento da Receita Estadual de Goiás. Cada superintendência expôs sua estrutura e atribuições, bem como o Conselho Administrativo Tributário, a Assessoria de Representação Fazendária e Corregedoria Fiscal. “As apresentações foram bem construídas para que eles saibam a estrutura que vão atuar”, afirma o coordenador do curso. 

O recém-empossado, o auditor fiscal, Daniel Couto, disse que “tanto o curso quanto os palestrantes possuem alto gabarito. O material foi passado com alta qualidade e deu pra perceber que a estrutural organizacional da Economia é de alto nível. Agradecemos e esperamos superar as expectativas da Administração”, afirmou.

Na segunda-feira (11/04) terá início a parte prática do curso, com a participação dos auditores em blitze, trancamento de estoques, entre outros. A ideia é familiarizar os novos auditores na análise documental para identificação de possíveis fraudes. 

O gerente de Arrecadação e Fiscalização, Montaigne Mariano, afirmou que nesta etapa os novos auditores serão divididos em quatro equipes que irão atuar nas diversas regiões do Estado  de Goiás.  Este módulo vai até o dia 20 de abril, quando será concluído o curso de formação. 


Foto: Denis Marlon