Hospital de Formosa registra recorde de cirurgias

Equipe médica realiza procedimento no centro cirúrgico do Hospital Estadual de Formosa

O Hospital Estadual de Formosa (HEF) vem se destacando como referência para a região do Entorno do Distrito Federal, com a crescente ampliação de serviços à população. Em 2022, a unidade do Governo de Goiás realizou procedimentos cirúrgicos inéditos como a ligamentoplastia e toracotomia. Apenas no mês de março, o HEF realizou 290 cirurgias e procedimentos cirúrgicos de emergência.

Durante esse período, houve uma enorme procura por especialidades como a ortopedia – 116 cirurgias ortopédicas foram realizadas e bem-sucedidas. Além disso, este ano, o HEF iniciou um inédito procedimento cirúrgico russo, chamado método Ilizarov, para tratar pacientes com traumas ou politraumas em ossos do corpo. A técnica conta com tecnologia de ponta e auxilia na rápida recuperação do paciente acidentado.

“O que fazemos no Hospital Estadual de Formosa é pensar a qualidade do atendimento e como podemos fazer para humanizar os nossos processos. Prova disso é que trouxemos procedimentos cirúrgicos inéditos para a unidade e, com isso, todos passaram a ganhar, inclusive a população”,  destacou Felipe Uchôa, diretor técnico da unidade.

Partos
O número de nascimentos no HEF no mês passado foi surpreendente: 108 partos. Entre eles, 55 cirurgias cesáreas e 53 partos naturais. As mamães já puderam desfrutar do novo ambiente que o Centro Obstétrico dispõe atualmente. A ala recebeu melhorias incluindo nova pintura, adesivagem com temática infantil, troca de piso e a substituição da mobília que trouxeram ainda mais conforto às parturientes.

Esse marco positivo na história recente do hospital está relacionado ao plano de evolução e constantes melhorias que o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), O.S. que administra o equipamento de saúde, pensou para a unidade. Dessa maneira, houve espaço para a realização de outros procedimentos como curetagem, cirurgia vascular e urológica durante o mês de março.

“O que esperamos para os próximos meses é ampliar a oferta de serviços à população de Formosa e do entorno do DF, trabalhando para melhorar a experiência de pacientes, acompanhantes e familiares com a unidade”, avalia Ana Brito, diretora do HEF.

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed