Quirinópolis recebe curso de Frutas Cristalizadas

Iniciativa busca estimular empreendedorismo e gerar nova alternativa de renda familiar (Foto: Emater)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, entre os dias 29 de março e 1° de abril, o curso de Frutas Cristalizadas, ministrado no município de Quirinópolis (GO). A turma reuniu 17 participantes e foi organizada pela extensionista da Emater, Delmaisa Vieira Borges. 

A capacitação foi uma parceria entre a agência goiana e Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social de Quirinópolis, ministrada pelas extensionistas Rosângela Caparrosa e Maria José Chaves. Com o objetivo de desenvolver as habilidades na área e melhorar o orçamento familiar, a iniciativa foi voltada para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. 

Célia Félix Gonçalves, cabeleireira em Quirinópolis, participou do curso e já está trabalhando na produção de frutas cristalizadas. “Eu sou cabeleireira e na pandemia houve uma queda muito grande nessa área. Por isso, eu estava procurando outra área para me aperfeiçoar e gosto muito da parte de confeitaria”, explica. Ela soube do curso pelo site da prefeitura e já espera novas capacitações.

O coordenador regional da Emater, Sérgio Martins, ressaltou que a formação impacta também no agronegócio local, agregando valor à agricultura familiar. “Nós precisamos fomentar as cadeias produtivas, principalmente a cadeia produtiva da fruticultura e das hortaliças em geral”, disse. 

A secretária municipal de promoção e assistência social e primeira-dama, Geiciane Souza, esteve presente na entrega de certificados do curso. Ela destacou que a pandemia foi um período difícil para muitas famílias e que esse é um momento de retomada e novas oportunidades para quem deseja empreender.