Carreta da Prevenção atende na cidade de Goiás
A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino está atendendo pacientes na cidade de Goiás nesta quarta-feira (13). O serviço faz parte da Ação Social do Governo de Goiás que está sendo promovida na cidade nesses dias. A primeira-dama de Goiás, Gracinha Carvalho Caiado, visitou a unidade e interagiu com a equipe e pacientes.
A Carreta da Prevenção, como é chamada a unidade móvel, é vinculada à Policlínica Estadual da Região Oeste – São Luís de Montes Belos e percorre municípios da macrorregião, de onde são encaminhados pacientes para exames preventivos de câncer de colo uterino e mamografias.
De acordo com a diretora-geral da Policlínica de São Luís de Montes Belos, Marta Selma da Silveira, o atendimento nesta quarta-feira foi de pacientes encaminhadas por demanda espontânea como estratégia para ampliar a atenção à saúde da mulher.
“Essa é uma preocupação do serviço de saúde, porque é grande o número de mulheres que necessitam de exames de alto custo como a mamografia e nossa meta é levar atendimento a toda a população de nossa região de atuação”, frisa.
Pactuação
O protocolo de mamografias é para mulheres acima de 40 anos ou para pacientes que tenham histórico de câncer de mama na família. Normalmente, há uma pactuação das Secretarias Municipais de Saúde junto com a Secretaria de Estado da Saúde de Saúde, para agendamento dos exames na Carreta da Prevenção, por meio da Regulação Estadual. As pacientes são atendidas com hora marcada. Em todo o Estado, já foram realizadas mais de 8 mil mamografias nessas unidades móveis.
A aposentada Divina Xavier Pereira, moradora da zona rural da Cidade de Goiás, foi a primeira paciente atendida pela manhã para mamografia. Aos 66 anos de idade e com seis filhos, ela conta que já fez mamografia antes, mas que é difícil agendamento para cumprir a previsão de realizar o exame todo ano.
“A gente precisava ficar aguardando ou pagar particular para fazer o exame. Agora ficou muito mais fácil com esse serviço que vem até nossa cidade”, comenta. O atendimento, segundo ela, foi rápido e feito com muita atenção pelas profissionais. “É tudo nota dez, desde as meninas da recepção até a mamografia e o outro exame. Estão de parabéns.”
A diretora Marta Selma lembra que os municípios atendidos pela Policlínica de São Luís de Montes Belos estão procurando a Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), para fazerem o agendamento de visitas da Carreta da Prevenção.
“Em breve, teremos muitas cidades sendo percorridas por essa unidade móvel e vamos levar um atendimento de excelência profissional e muita humanização”, prevê Marta Selma.
Na cidade de Goiás, a Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, está pronta e já iniciou o atendimento. A unidade aguarda para breve a inauguração, pelo Governo de Goiás.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC