Colégio estadual quilombola recebe projeto de formação artística

(Foto: Isabela Bentes)

Alunos do Colégio Estadual Jardim Cascata – Educação Quilombola serão convidados para a partir desta segunda-feira (18) a fazerem uma viagem cultural e artística com a vivência  “Eu Sou Arte”, projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, no edital de Fomento às Artes na Escola. 

A programação, que será gratuita e exclusiva para os alunos da educação quilombola, segue até junho, com atividades formativas, vivências e mostras artísticas que contemplam a performance, a contação de histórias, a dança e as artes plásticas.

Dentre as ações do projeto estão as residências com artistas goianos, “Contação de “Outras” Histórias” com Ludmyla Marques e “Criação a Partir de Tudo” com Iago Araújo, além de “A Residência Livre de Vida Performativa” do artista convidado de Minas Gerais, Fernando Hermógenes. Também integram a programação: Flávy’s Guimarães, Mirna Anaquiri, Jéssika Hannder, Anna Beatriz e Cássia Nunes. 

A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à experiências estético-artísticas, mostrando que há arte sendo criada nas periferias, por artistas negros, indígenas, travestis, trans. E quem receberá essa programação será a comunidade quilombola urbana na periferia de Aparecida de Goiânia, uma escola estadual que vem realizando ações afirmativas de valorização da história negra e quilombola e que vem firmando parcerias com projetos artísticos desde 2020, a fim de contemplar um público que geralmente não tem acesso à produção artística. 

É o que afirma a idealizadora e artista Ludmyla Marques ao falar da importância da realização do projeto: “Sou Arte vai colocar nós artistas das periferias, artistas negros, artistas não brancos, nesse lugar de protagonismo, de trazer artistas referência da produção de arte em Goiás para que as crianças e adolescentes tenham acesso”, explica.

A partir desse convite, as crianças e os adolescentes poderão se expressar por meio da arte, utilizando  o que os provoca e instiga em suas vidas, deixando que suas histórias e sensações atravessem o espaço formativo de criação artística. Nesse processo, haverá formação dos estudantes e intercâmbio entre os arte-educadores envolvidos no projeto, que, após o período de residência com o artista convidado, irão desdobrar as vivências em novas residências.

Serviço
O que? Vivência Artística “Eu Sou Arte”
Quando: 18 de abril à 03 de junho
Onde: Colégio Estadual Jardim Cascata – Educação Quilombola
Facebook: https://www.facebook.com/inventearteducacao
Instagram: @art.invente