Governo capacita nova turma do Projeto Voluntários do Bem

Durante a pandemia, 5.072 mil pessoas foram capacitadas pela iniciativa e, hoje, atuam em diversas instituições sociais

Faz Bem Fazer o Bem! Conhecido em todo o Estado, o slogan da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) representa não só a missão da instituição, mas também as aspirações de todos aqueles que fazem parte do trabalho realizado pelo Governo do Estado por meio da instituição.

Pensando nisso, a gerência de Promoção do Voluntariado da OVG realiza cursos para que os “Voluntários do Bem” mantenham-se atualizados quanto aos seus direitos e deveres e para que os novos voluntários possam se capacitar e, assim, realizar um trabalho de excelência. Nesta terça-feira (30/03), foi formada a segunda turma de voluntários de 2021. Durante a pandemia, 5.072 mil pessoas foram capacitadas pela iniciativa e, hoje, atuam em diversas instituições sociais.

Voluntária há mais de 15 anos, a psicóloga Andreia Redaelli fez parte da segunda turma de capacitação do “Voluntários do Bem” de 2021. Ela diz que buscar conhecimento é fundamental para a realização de um bom trabalho. “Quando atualizamos nosso conhecimento, através de cursos e palestras, podemos avaliar nossa prática, encontrar novas ferramentas e novas estratégias para melhorar ainda mais as ações em que estamos inseridos. Sem sombra de dúvidas, ficamos mais ricos em cultura e bem mais motivados para o trabalho social”, destaca Andreia.

Segundo a gerente de Promoção do Voluntariado da OVG, Larissa Guimarães, uma das responsáveis por ministrar o curso de capacitação, conhecer a legislação vigente é essencial na formação ética do voluntário. “A missão do voluntário vai muito além da realização de um trabalho social. Quando direcionamos as pessoas às entidades cadastradas, recebemos depoimentos de muitos deles dizendo o quanto aquilo vale a pena e faz a diferença na vida de cada um. Nessa experiência pessoal, sabendo que, enquanto voluntário, ele tem o dever de ser ético com o trabalho realizado, essa missão vai ainda mais longe”, enfatiza Larissa.

Capacitação online
A capacitação virtual foi implantada para garantir o incentivo ao voluntariado, mesmo no período de distanciamento social, uma vez que o curso presencial está suspenso desde o início da pandemia, em março do ano passado. O workshop é totalmente gratuito e os participantes recebem certificado em até 48 horas, por e-mail.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que o método digital adotado para a formação é uma forma segura para que os voluntários continuem a aprimorar seus conhecimentos técnicos: “Temos a consciência de que reunir muitos voluntários em uma aula presencial não é o mais indicado neste momento. Por isso, elaboramos esse sistema de transmissão ao vivo com interação entre os tutores e os participantes. Precisamos fortalecer cada vez mais essa corrente do bem para conseguir melhorar a vida dos mais vulneráveis”.