Estudante de Goiás vence concurso de vídeos sobre Lei Maria da Penha

Concurso promovido pela Câmara dos Deputados recebeu 370 vídeos e selecionou um vencedor para cada região do Brasil

A estudante Fernanda Freitas Santos, do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Goiânia, será premiada por sua vitória no 8º Concurso de Vídeos Curtos da Lei Maria da Penha. Fernanda produziu um vídeo sobre a importância de denunciar a violência doméstica e ficou em 1º lugar na região Centro-Oeste.

O concurso, promovido pela Câmara dos Deputados em parceira com o Banco Mundial e o Facebook, elegeu cinco vídeos vencedores, sendo um de cada região do Brasil. A competição recebeu 370 vídeos, produzidos por estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o território nacional.

Premiação
Além da estudante, será premiada a professora orientadora do trabalho, Karoline Conceição da Silva Cardoso. A cerimônia de premiação será on-line, transmitida no canal da Câmara dos Deputados no Youtube, no dia 27 de abril, às 17 horas.

Os estudantes e professores vencedores vão receber em seus endereços, como prêmio, um kit de equipamentos de produção de conteúdo, um troféu e um diploma de menção honrosa.

Lei Maria da Penha foi criada em 2006 para prevenir casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e garantir assistência às mulheres vítimas de violência nas áreas de segurança, saúde física e psicológica, assistência social e assistência jurídica.

Ações
Todos os anos, na primeira semana de agosto, as escolas públicas estaduais realizam atividades interdisciplinares de reflexão sobre o tema da violência contra a mulher, na Semana Estadual de Comemoração à Lei Maria da Penha.

Além disso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceira com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), oferta o curso “Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola” para professores, servidores administrativos, estudantes e comunidade em geral. Atualmente, o curso já está em sua quarta edição, conscientizando a sociedade sobre a necessidade de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em Goiânia, as unidades escolares estão acolhendo estudantes que são vítimas de violência doméstica no projeto Ponto de Escuta. A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goiânia selecionou voluntárias, que foram capacitadas pelo curso Educação e Justiça, para atendimento ao público em todas as escolas estaduais da capital, em espaços privativos.