HGG retoma projeto Saúde na Praça, nesta terça (26)

Ação de promoção da saúde vai contar com o atendimento de profissionais e serviços gratuitos à população (Foto: Reprodução)

Após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, o projeto Saúde na Praça, promovido pelo Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, retorna nesta terça-feira (26).. A ação será realizada na Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção à Hipertensão Arterial, celebrado na data.

A iniciativa de promoção da saúde vai contar com o atendimento de profissionais e serviços gratuitos à população, das 7 às 12 horas. O público terá acesso a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações das equipes de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, cardiologia e clínica médica.

A chefe do serviço de Cardiologia do HGG, Flaviana Carneiro, alerta que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, de grande prevalência no mundo e que, normalmente, não manifesta sintomas. “Raramente a pessoa pode sentir uma dor de cabeça, uma dor no peito, mas como é uma doença silenciosa, a maioria dos hipertensos não percebe os sintomas”, explica.

A médica ressalta que as pessoas com maior predisposição à hipertensão são as obesas, as que fazem uso de medicação contínua e/ou de anti-inflamatórios, as tabagistas, as que levam uma vida sedentária e as que ingerem álcool e sal em excesso. Para evitar a hipertensão, é preciso ter uma vida saudável, com prática de exercícios físicos e alimentação controlada, além de observar o histórico familiar. “Quem tem hipertensos na família tem uma tendência maior de ter hipertensão”, explica Flaviana.

O tratamento, além das mudanças nos hábitos de vida, também é feito com medicação. “É necessário consultar um médico e fazer uma avaliação, chegando ao diagnóstico correto e, assim,  poder combater precocemente a doença para evitar consequências mais graves, como o acidente vascular cerebral, complicações nos rins, infartos e insuficiência cardíaca.”

Saúde na Praça
O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017, com ações organizadas pela equipe médica da unidade. O objetivo é promover ações de conscientização, prevenções de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população. Todos os serviços oferecidos pela “tenda da saúde” do HGG são gratuitos.

Serviço
Saúde na Praça – Dia Mundial de Prevenção à Hipertensão Arterial
Data: 26 de abril, terça-feira
Horário: das 7h às 12h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG – Goiânia