Força-tarefa contra o ‘Aedes aegypti’ atua em Luziânia

Ações tem o objetivo de reduzir índices de infestação do mosquito Aedes (Foto: Britto)

O Governo de Goiás e o Governo do Distrito Federal (DF) realizam mais uma ação do Termo de Cooperação Técnica interfederativo para controle do mosquito Aedes no Entorno. Dessa vez, a força tarefa atua, nesta terça-feira, 26, em Luziânia, com o objetivo de diminuir os níveis de infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A primeira iniciativa na região foi lançada no dia 11 de abril, em Valparaíso de Goiás.

O lançamento, em Luziânia, será às 9h, na Administração Regional do Jardim Ingá – Avenida Lucena Roriz, Quadra 58, lote 08, Jardim do Ingá – com as presenças da superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim; do prefeito Diego Sorgatto, entre outras autoridades. 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, Luziânia é o município com o maior número de casos de chikungunya em Goiás. São 833 casos confirmados em 2022, dos 1373 em todo estado.  

“Causa preocupação ao Estado as notificações de chikungunya, enfermidade que tem um período mais prolongado de tratamento e de manifestação dos sintomas”, ressalta. A superintendente também reafirmou que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou, apesar da diminuição do número de casos, e que também preocupa os gestores o aumento dos registros das doenças relacionadas ao Aedes, que podem sobrecarregar a rede de saúde. 

Visitas e drones

A força-tarefa será realizada em todos os municípios do Entorno de Brasília, com a realização de visitas domiciliares e orientações aos moradores sobre a importância de eliminar todo e qualquer objeto que possa servir de criatório para o Aedes aegypti

O coordenador de Dengue, Zika e Chikungunya da SES-GO, Murilo do Carmo, informa que além das visitas domiciliares, haverá apoio de drones monitorados pelo Corpo de Bombeiros, para identificar os criatórios do mosquito em locais de difícil acesso. 

Os bombeiros também atuarão na logística das ações desenvolvidas pelos agentes comunitários. Policiais militares darão apoio aos veículos equipados com as bombas de pulverização de inseticida para o bloqueio da transmissão de casos. 

“Haverá três veículos fumacê cedidos pelo Estado de Goiás e Brasília vai dar apoio também. Estamos levando veículos para transportar agentes de endemia e comunitários de saúde e oferecendo pessoas da Suvisa para apoiar o município”, afirma Flúvia. 

Casos em Goiás

Informações sobre o número de casos de dengue, zika e chikungunya estão disponíveis nos boletins epidemiológicos publicados no site da SES-GO: https://www.saude.go.gov.br/boletins-informes