Crer tem programa de visita humanizada em UTI

Crer retoma, de forma gradativa, as visitas presenciais na UTI com foco na humanização do atendimento

Amenizar os efeitos emocionais provocados por uma enfermidade, associada à distância física dos familiares durante o período de internação hospitalar, são desafios diários para a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade do Governo de Goiás.  Com foco na humanização, o Crer busca, continuamente, alternativas que possam trazer conforto, segurança e acolhimento aos seus usuários, sejam eles pacientes ou familiares/acompanhantes.

A visita humanizada é um exemplo disso. Com autorização para receber dois visitantes por dia, por um período de 30 minutos, o paciente internado na UTI do Crer tem a possibilidade de manter contato físico e emocional com seus entes queridos durante o período de internação. Momento que é acompanhado de perto por uma equipe de profissionais especializada para a condução das visitas.

“A visita humanizada na UTI do Crer ocorre com a participação do médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. Primeiramente, a equipe acolhe os familiares na sala de espera da unidade, momento em que é realizada avaliação psicológica de cada um dos visitantes e o preparo psicológico dos familiares para o momento da visita. Quando necessário, nossa equipe acompanha o visitante no leito para proporcionar acolhimento das dúvidas que possam surgir no momento do encontro entre paciente e visitante”, explica a psicóloga da UTI, Suyanne Dias.

Ligações de vídeo

Além das visitas humanizadas, os pacientes internados na UTI do Crer também podem realizar ligações de vídeo para seus familiares, além da possibilidade de visita estendida para casos específicos avaliados pela equipe. “As videochamadas, implantadas durante o período de pandemia, foram mantidas e são realizadas com pacientes conscientes, para que eles possam conversar com a família. As visitas estendidas são liberadas pela equipe multidisciplinar para casos específicos, dependendo do quadro clínico do paciente. Além disso, promovemos momentos musicais para os internados, de acordo com o gosto de cada um, e ainda promovemos o envio de mensagens de áudio por parte da família, para que o paciente que está inconsciente possa ouvir. Trabalhamos diversas ações para garantir o bem-estar e o acolhimento do nosso usuário”, explicou a psicóloga da UTI, Camila Santos Paiva.

Com a melhora do cenário pandêmico em Goiás e com a ampla vacinação da população, o Crer retomou, de forma gradativa, as visitas presenciais na UTI com foco na humanização do atendimento ofertado no hospital. Para essa liberação, foram feitos estudos e planejamentos para garantir a segurança dos pacientes, visitantes e profissionais da instituição.

Texto: Rafaela Bernardes/Agir
Foto: Láila Rodrigues