Governo de Goiás conhece grupo de trabalho habitacional em São Paulo

“Goiás tem muito a acrescentar e também a aprender. Não temos dificuldade de colocar à disposição de outros estados aquilo que está dando certo conosco, assim como também não temos dificuldade de aderir às boas ideias”, afirmou o vice-governador (Foto: Vice-Governadoria)

O vice-governador Lincoln Tejota esteve, nesta terça-feira (26), em São Paulo, onde conheceu o trabalho do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab). Composto por pastas como secretarias estaduais de Habitação e Meio Ambiente, Procuradoria-Geral do Estado e Companhia de Saneamento, o grupo trata de procedimentos, mas não interfere na autonomia de cada órgão, promovendo integração e processo único de análise, tanto para obras habitacionais públicas quanto privadas.

De acordo com o vice-governador, as parcerias são fundamentais para atender às necessidades dos cidadãos. “Precisamos de políticas públicas eficientes e temos que fazer isso de forma inteligente. Não existe nenhum país em que houve crescimento sem boas parcerias. Queremos aprender toda essa metodologia e aplicar em Goiás de forma eficaz, trazendo celeridade aos processos”, ressaltou.

Tejota se reuniu com membros do Secovi-SP, incluindo o presidente Rodrigo Luna e o presidente executivo, Ely Wertheim, com o secretário estadual de Habitação, Flávio Amary, além de representantes do setor imobiliário. O vereador por Goiânia, Anselmo Pereira, o presidente do Secovi-Goiás, Antônio Carlos da Costa, o vice-presidente João Victor Araújo e o superintendente Francisco Viana, acompanharam o vice-governador.

Por meio do trabalho conjunto, o Graprohab consegue, após autorização do município sede, cumprir as demandas relacionadas aos empreendimentos imobiliários, como aprovação e licenciamento, em tempo reduzido, dando suporte às prefeituras.

“Goiás tem muito a acrescentar e também a aprender. Não temos dificuldade de colocar à disposição de outros estados aquilo que está dando certo conosco, assim como também não temos dificuldade de aderir às boas ideias”, afirmou o vice-governador.

Integração e parceria
O vice-presidente do Secovi-SP, Caio Portugal, explicou que o Graprohab trabalha para auxiliar o planejamento urbano. “Com isso, fica mais fácil atender também às demandas de infraestrutura que surgem com a construção de novas moradias, como saneamento,mobilidade e preservação ambiental, aprimorando o desenvolvimento urbano sustentável”, destacou.

O presidente do Secovi colocou a entidade à disposição para que Goiás possa avançar ainda mais nessa questão. “Se pudermos contribuir, será com muita honra e orgulho e com a certeza de que vamos aprender muito com o governo de Goiás, que tem transformado o estado e apresentado resultados brilhantes”, afirmou.

Tejota apresentou ainda um panorama da gestão estadual que, sob o comando do governador Ronaldo Caiado, conquistou avanços como a regionalização da saúde, ressocialização de detentos do sistema prisional, primeiro lugar no ranking de segurança pública e também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de investimento de mais de R$ 70 milhões no setor habitacional pelo tesouro estadual. Ações que foram trabalhadas também pela equipe do Goiás de Resultados, programa coordenado pelo vice-governador.