HDS lança projeto de incentivo à leitura e interação de pacientes

A iniciativa também tem o propósito de arrecadar livros para manter o acervo abastecido. Para doar, basta entregar o exemplar na recepção do Ginásio de Terapias da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e promover estímulos das habilidades mentais, assim como o enriquecimento do vocabulário, criatividade e bem-estar emocional, a equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), lança o projeto ‘Virando Páginas’, que disponibiliza livros à população. 

O acervo literário, que inclui livros novos e usados de diversos gêneros, está localizado na recepção do Ginásio de Terapias, acessível aos funcionários da unidade, pacientes e acompanhantes, bem como o público em geral, sendo que basta escolher o livro entre os exemplares disponíveis e levá-lo para casa gratuitamente. 

A iniciativa também tem o propósito de arrecadar livros para manter o acervo abastecido. Para doar, basta entregar o exemplar na recepção do Ginásio de Terapias da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

A paciente Maria Aparecida da Conceição conta que incorporou a leitura ao seu cotidiano por conta da iniciativa. “É um projeto maravilhoso. Eu não tinha o costume de ler, mas quando cheguei aqui e vi essa estante com diversos livros, isso despertou meu interesse pela leitura. E está sendo um hábito benéfico para minha saúde mental, pois a leitura promove a vivacidade da memória”, destaca a paciente. 

O Supervisor da Multiprofissional, Marcos Paulo Ribeiro dos Santos, fala sobre a importância da ação. “O projeto, além de estimular a leitura também promove o partilhamento de saberes, entre os pacientes que doam livros, e aqueles que os levam para casa”, afirma.   

Texto e foto: Naiclea da Silva/Agir