Em Mozarlândia, governo entrega casas populares e laboratório de robótica
O governador Ronaldo Caiado entregou, na manhã desta quinta-feira (28), em Mozarlândia, na região Noroeste do Estado, 28 casas no Residencial Abdala Abrão. Trata-se da primeira etapa de um total de 100 unidades habitacionais que serão construídas no município e destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Reivindicação antiga dos moradores, as obras estavam paradas há quase uma década e foram retomadas nesta gestão.
As unidades já entregues foram construídas com recursos do Crédito Parceria, que funciona por mecanismo de outorga de crédito. As demais terão 100% de investimento do Governo de Goiás com valores provenientes do Tesouro. As famílias beneficiadas não precisam arcar com custos de financiamento. “Entregamos o documento e a casa a custo zero, para a pessoa morar dignamente”, frisou Caiado.
A cuidadora de idosos Cláudia de Macedo foi uma das primeiras a receber as chaves. “A espera foi de nove anos para receber a casa. Hoje é um dia de muita alegria por sair do aluguel”, comentou.
Segundo o presidente da Agehab, Pedro Sales, a assinatura da próxima ordem de serviço está prevista para o mês que vem: “Já contratamos a empresa e, no dia 10 de maio, assinaremos a ordem de serviço para retornar e terminar as 100 casas. Todo esse conjunto será concluído”, garantiu. O prefeito de Mozarlândia, Valter Aleixo, celebrou o compromisso: “É um sonho que não é só meu, é um sonho da população. Hoje Mozarlândia depende muito de habitação, é uma cidade que cresce dia a dia”.
Formação em Tecnologia
Durante a entrega das casas, Caiado descerrou a placa de inauguração do laboratório Include localizado no Colégio Estadual Costa e Silva. A unidade vai oferecer até 75 vagas gratuitas para cursos de tecnologia e robótica. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com o Instituto Campus Party.
“Estamos preparando nossos filhos para o futuro. Vamos fazer com que os jovens de Mozarlândia, da região do vale do Araguaia, do norte goiano, do Nordeste, disputem com todos jovens no Brasil”, pontuou Caiado.
O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira compartilha a ideia de que o projeto pode abrir caminhos para o futuro profissional. “É onde a educação abre caminho para vocês acessarem o que há de mais valioso hoje, que é o emprego de tecnologia”. Até o final do ano, serão 26 laboratórios em todas as regiões do Estado.
Foto: Lucas Diener