Detran libera boletos do IPVA de 2022
Os proprietários de veículos em Goiás já podem emitir os boletos de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 com as novas regras de parcelamento. O serviço seria liberado no domingo (01/5), mas foi antecipado em quatro dias pelo sistema de informática do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
A Secretaria da Economia informa que o calendário de pagamento começa efetivamente na segunda-feira (2/5) para o veículo com placa final 1. Na terça-feira (3/5) é a vez das placas com final 2; na quarta-feira (4/5) é a vez da placa 3; na quinta-feira (5/6), da placa com final 4 e na sexta-feira (6/5) para placa com final 5.
O calendário vai até o dia 13 de maio, prossegue em junho e estende-se até dezembro. O importante, segundo a Economia, é que o sistema termina com as dúvidas dos contribuintes que já pagaram uma ou duas parcelas e aqueles que deveriam ter pago pelo calendário antigo e perderam o prazo. O cálculo é feito automaticamente na emissão do boleto.
O novo parcelamento não gera encargo ou multa ao contribuinte. A parcela mínima é de R$ 50,00. Para veículos com finais de placa 1, 2 e 5 o calendário prevê o pagamento do imposto em seis parcelas seguidas; para placas com finais 3, 4, 6, 7 e 8 o pagamento será em sete parcelas e para placas com finais 9 e 0 o pagamento será em oito parcelas.
A partir de 2023 o parcelamento de 10 vezes será adotado para todos os contribuintes do IPVA em Goiás.