Inscrições para o concurso de cartas estarão abertas a partir do dia 1º de abril

O objetivo é aumentar a conscientização da população, principalmente crianças, sobre a preservação da água. (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação de Profissionais da Educação (CepFor), abre as inscrições para o Concurso “Um mar de cartas para a humanidade”. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1° de abril e seguem até o dia 20 de maio de 2021.

Direcionado às crianças, o intuito do concurso é fazer com que elas escrevam suas próprias cartas e façam um desenho, ressaltando a importância da água para a vida no planeta.

A iniciativa é do Projeto “Plano de Bacias dos Afluentes do Rio Paranaíba” (PBAP-GO), que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Para o concurso, a Seduc também é parceira.

O objetivo é aumentar a conscientização da população sobre a preservação da água, que será representada através da arte.

Conscientização sobre o uso racional da água

De acordo com a superintendente do CepFor, Rita de Cássia, a ação que envolve escolas, professores e estudantes poderá contribuir de forma significativa na formação de cidadãos e conscientizá-los acerca do uso racional da água.

Poderão participar do concurso “Um mar de cartas para a humanidade” estudantes do estado de Goiás, tanto da rede pública (municipal e estadual) quanto da rede particular de ensino, com faixa etária entre 6 e 12 anos de idade.

A inscrição será feita pelo professor orientador (a), que deverá preencher um termo de autorização para enviar junto a carta, o desenho e os documentos solicitados. Para ter acesso ao edital ou saber mais informações, basta entrar neste link.

Seleção para livro digital

Serão selecionados cinquenta trabalhos que farão parte de um livro digital, onde os três primeiros colocados, seus professores orientadores e suas escolas receberão medalhas e diplomas chancelados pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Os demais participantes selecionados também receberão menções de honra sancionadas pela universidade.

A divulgação do resultado final será entre os dias 30 de maio e 5 de junho, na Semana do Meio Ambiente. Os trabalhos selecionados farão parte de um livro digital que será lançado na data que comemora o centenário de nascimento de Paulo Freire (19 de setembro).