Saúde reúne municípios prioritários para controle de arboviroses
As secretarias municipais de Saúde de Rio Verde, Catalão, Anápolis, Inhumas e Itumbiara, cidades que apresentam aumento de 1000% nos casos de zika vírus, participaram de reunião on-line a convite da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) e Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE). Durante a reunião foram apresentadas ações que estão sendo realizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, como bloqueios e campanhas, e alertaram que as medidas não estão sendo suficientes para mudar o cenário preocupante do aumento de casos.
Com relação aos casos de dengue, Goiás está em primeiro lugar no País referente à incidência de casos, com aumento de quase 300% em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento de mortes chama atenção, já são 21 óbitos confirmados e 129 sob investigação.
Cada município expôs os trabalhos de combate e prevenção, mas reforçaram a necessidade do suporte da SES-GO para melhor efetividade no combate ao mosquito transmissor das doenças. O município de Catalão, na região Sul do Estado, informou que já foram realizadas mais de 30 mil visitas em residências para controle ambiental nas residências em 2022, sendo 6.780 visitas apenas no mês de março.
Apoio
Superintendências de Vigilância Sanitária (Suvisa) e Atenção Integral à Saúde (Sais), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (CBMGO/Defesa Civil), Laboratório de Saúde Pública (Lacen/GO) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), apresentaram planos de controle vetorial como suporte a esses municípios. Entre eles, o fortalecimento dos planos de contingência, reforço de capacitação nas unidades de saúde e transporte nas viaturas do Corpo de Bombeiros para apoio às ações, conforme programação dos municípios juntamente com a SES-GO.
Uma nova reunião para definição de ações estratégicas nestes municípios foi agendada para esta semana.
Foto: Yara Galvão/Comunicação Setorial