Servidores da Prefeitura de Goiânia são indiciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Goiás indicia dois servidores públicos da Prefeitura de Goiânia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os crimes teriam sido praticados quando eles atuavam como supervisores de Feiras Livres e Especiais, realizadas semanalmente na capital.

De acordo com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), a dupla se apropriava ilicitamente de pontos/barracas de uma feira durante a execução das funções. As investigações tiveram início após o compartilhamento de informações com o próprio órgão de controle dá secretaria onde os suspeitos estariam vinculados.

“Existiam denúncias dos feirantes que estavam pagando aluguéis para essas pessoas. E identificamos que quem estava cobrando eram os próprios gestores que deveriam coibir essa prática. Os supervisores tinham como função monitorar a frequência dos feirantes, caso houvesse muitas faltas, a licença dessa pessoa era cassada, e com isso, poderia ser transferida para outra  que estivesse na lista de espera”, informou o delegado Caio Menezes.

Segundo o Decreto Municipal n° 2.835/2014, que regulamenta o funcionamento das feiras, a licença que é feita pela prefeitura é gratuita, o que torna a cobrança proibida.  “Tudo isso leva com que esses indivíduos respondam por corrupção passiva e em um dos dois indiciados, lavagem de dinheiro, pois eram utilizadas contas de terceiros para receber esses valores”, completou. Após a conclusão, o inquérito foi remetido ao Poder Judiciário.