Detran defende inclusão da legislação de trânsito no ensino médio

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) sediou nesta terça-feira (03) a abertura do movimento Maio Amarelo 2022, que neste ano tem o slogan “Juntos Salvamos Vidas”. Durante todo o mês, órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil somarão esforços para debater a necessidade de redução dos índices de acidentes em todo o mundo. Em Goiás, serão realizadas blitzes, palestras e ações educativas em diversos municípios.

O Detran tem buscado cumprir seu papel de indutor. Nesta primeira semana, equipes de educadores de trânsito do Detran-GO e parceiros realizam atividades nos municípios de Alexânia, Ceres, Nerópolis, Pirenópolis e Goiânia. Ao decorrer do mês, também serão visitadas as cidades de Acreúna, Britânia, Porangatu, Padre Bernardo, Formosa, São Simão, Luziânia, Inhumas, Itumbiara, Santa Helena, Catalão, Terezópolis e Crixás.

Em uma ação pioneira no País, o Detran-GO está formando professores da rede pública com o curso de examinadores de trânsito. A proposta é que eles atuem como multiplicadores em salas de aula. A iniciativa já rendeu frutos. Um dos primeiros a concluir o curso, professor Wyler José de Souza, implantou o projeto “No Trânsito, o sentido é a vida”no Centro de Ensino em Período Integral Dom Abel (CEPI).

Durante a abertura, a autarquia recebeu alunos do CEPI que falaram sobre a experiência e participaram da simulação de resgate de acidente feita pelo Corpo de Bombeiros. Os alunos têm trânsito como disciplina transversal na escola e estão aprendendo sobre o compartilhamento seguro da via.

Educação de trânsito na grade curricular

De acordo com o presidente do Detran-GO, Eduardo Machado, a autarquia está elaborando projeto para que a disciplina de legislação de trânsito entre para a grade curricular do ensino médio da rede pública de Goiás. A proposta é que o tema seja debatido de forma construtiva, colaborando para prevenção de acidentes de trânsito.  O projeto está em fase de discussão com a Secretaria de Estado da Educação.

O presidente ressaltou que é inadmissível que cerca de 40 mil pessoas percam a vida por ano em acidentes de trânsito. Destacou que a autarquia aposta na educação como ferramenta de transformação, mas sem abrir mão de outras frentes de atuação como a fiscalização e a engenharia de tráfego.

Eduardo Machado enfatizou a importância do programa CNH Social, que já contemplou mais de 17 mil pessoas com habilitação gratuita e selecionou outras 11.020. O programa oferece à população de baixa renda a oportunidade de obter, mudar ou adicionar a categoria na habilitação gratuitamente.

O Governo de Goiás, por meio do Detran-GO, também está auxiliando os municípios a garantirem a segurança viária nas vias urbanas por meio da sinalização horizontal e vertical. Lançado em maio de 2021, o programa Sinaliza Goiás, nesta primeira etapa, está beneficiando 127 cidades com investimentos de mais de 12 milhões.

A abertura contou com a com a presença de diversas autoridades da Secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Mobilidade, Comissão de Direitos de Trânsito da OAB, Empresas de pedágio, Sindicatos dos Despachantes, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Associação dos Centros de Formação de Condutores e Conselho Estadual de Trânsito.