Governo confirma volta do formato presencial da Romaria do Divino Pai Eterno

Governador Ronaldo Caiado durante anúncio de retomada do formato presencial da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (Foto: Wesley Costa)

O Governo de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Trindade, confirmou nesta quarta-feira (04) a volta do formato presencial da Romaria do Divino Pai Eterno para 2022, que será de 24 de junho a 3 de julho. A participação do público ocorre após dois anos de ausência devido às medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19. “Não é só o Estado, mas o Brasil inteiro vem para Trindade”, declarou o governador Ronaldo Caiado durante coletiva de imprensa. A expectativa é de que o evento receba 5 milhões de fiéis nos 10 dias de duração.

A autorização para retorno do público leva em consideração o atual cenário epidemiológico e foi fruto de uma decisão conjunta entre Estado e município. “Temos, hoje, um percentual de vacinados que nos permite retomar a convivência e promover eventos”, observou Caiado, que também é médico. O governador anunciou, ainda, que o Estado vai montar uma estrutura de saúde para orientar a população e atender pessoas que eventualmente precisem de suporte.

Além da saúde, o governador afirmou que o Estado é parceiro na realização da Romaria 2022 em todas as áreas. “Goiás está à disposição e com toda estrutura para auxiliar o evento, seja na segurança pública, retomada ou ações sociais”, exemplificou. “Vamos focar as ações de governo para que o cidadão se sinta respeitado e em condição de desfrutar dessa maravilha”, continuou. Para Caiado, Trindade caminha na direção de ter a maior Romaria do País – atualmente ocupa o segundo lugar.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, comemorou os frutos de um trabalho coordenado junto ao Estado que garantiu ampla cobertura vacinal na capital da Fé. “Cumprimos e ultrapassamos a meta de vacinados estabelecida”, pontuou ao informar que há somente quatro casos de Covid-19 ativos no município, todos monitorados. Por isso, “estamos abrindo nossa temporada de eventos”, completou. Além da Romaria, Trindade recebe um festival gastronômico (12 a 14 de maio); Festa Junina (2 a 4 de junho) e Encontro dos Carreiros, também no mês que vem.

Romaria
Celebração centenária, a Romaria do Divino Pai Eterno é uma novena intercalada por diversas outras manifestações religiosas católicas, como procissões, missas e confissões. Conta com a participação de milhões de fiéis chegando a pé, em comitivas a cavalo ou em procissões de carros de boi vindos do interior de Goiás, de diferentes estados brasileiros e até de outros países.

Romaria do Divino Pai Eterno: expectativa é de que o evento receba 5 milhões de fiéis nos 10 dias de duração (Foto: Reprodução)

Em 2019, data da última edição, mais de 3 milhões de visitantes passaram por Trindade, oitava cidade mais populosa de Goiás. O evento é a maior festa religiosa da região Centro-Oeste. O tema em 2022 é “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”.

Pároco da Igreja Matriz Divino Pai Eterno, o padre João Bosco acredita que a atual edição será a “melhor de todos os tempos”. “Todas as pessoas olham para o Divino Pai Eterno que aqui é celebrado, comemorado com tão grande júbilo”, disse o religioso ao contar que são 182 anos de história e devoção.

Presença
Também participaram do anúncio o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot; o presidente do Gabinete de Operações de Emergência em Saúde (GOE) de Trindade, Cristiano Galindo; o responsável pela TV Pai Eterno, o padre Welinton Silva; o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro; o presidente da GoiásTurismo, Fabrício Amaral; o diretor-presidente da Vila São Cottolengo, Padre Marco Aurélio; a coordenadora regional de Educação, a professora Selma Aguiar; e o secretário municipal de Turismo e Cultura, Warley Lopes; e demais autoridades.