Educação realiza Semana de Orientação Vocacional para alunos do ensino médio

Cada professor irá desenvolver suas atividades em sala de aula, todas com o foco na temática de orientação vocacional

A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, está realizando, no período de 2 à 13 de maio, a  3ª edição da ‘Semana Estadual de Orientação Vocacional – Conhecendo as Profissões’.  A proposta é auxiliar os estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino na escolha de sua profissão.

Instituído através da Lei Estadual/GO n° 20.616/2019, o projeto de orientação vocacional da Seduc faz parte de uma parceria da Secretaria Estadual da Educação com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Junior Archievement (JA Goiás). O objetivo principal é contribuir para o sucesso do aluno em sua definição de vocação e no conhecimento dele de suas próprias habilidades e perspectivas de futuro.

Durante as duas semanas do evento, serão realizadas ações que contribuam para o desenvolvimento do autoconhecimento, de como planejar a profissão e do projeto de vida. Nas unidades escolares serão propostos um conjunto de atividades de acesso virtual, programados para informar, esclarecer, pensar e auxiliar os estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual.

Também serão abordados por meio de palestras temas sobre o mercado de trabalho, como a preparação de currículos e guia de profissões. Cada professor irá desenvolver suas atividades em sala de aula, todas com o foco na temática de orientação vocacional.

Parceiros

A Junior Archievement Goiás é uma associação sem fins lucrativos que tem o objetivo de levar empreendedorismo aos jovens ainda nas escolas. Desta forma, na Semana Estadual de Orientação Vocacional, serão apresentadas para as unidades escolares, três lives com transmissão ao vivo através do canal da JA Goiás no Youtube.

Segue abaixo o cronograma:

A Universidade

Já a UFG disponibilizará os links de toda a programação do Espaço das Profissões, realizado em março de 2022, um evento que visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio, aproximações com o ambiente acadêmico e as possibilidades formativas ofertadas pela própria universidade. A programação completa pode ser acessada no site do evento através do link: Espaço das profissões (ufg.br)