Caravana do Goiás Social atende população de Uruaçu

Governo atende famílias de Uruaçu nesta segunda (09) com a caravana do Goiás Social

A cidade de Uruaçu, no Norte goiano, recebeu, nesta segunda-feira (09), a caravana do Goiás Social, programa criado pela gestão do governador Ronaldo Caiado para combater as desigualdades sociais nos municípios. A ação, realizada no Parque de Exposições Agropecuárias na manhã desta segunda-feira (09/05), concedeu inúmeros benefícios à população.

“Tudo que vocês estão vendo aqui, é mérito do trabalho pesado do nosso governador”, afirmou o secretário da Retomada, César Moura, que representou a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado. “A diferença está em um governo sério, que não tem corrupção, e o resultado está aqui com vocês: programas sociais e atendimento direto à população, sem olhar bandeira”, acrescentou.

“Sou mãe solteira e, para mim, tem sido muito difícil, porque não posso trabalhar”, explicou uma das beneficiadas com o cartão do Mães de Goiás, a dona de casa Karolayne Cristina da Silva. A jovem de 24 anos é mãe de três crianças com idades entre 4 meses e 7 anos e pretende utilizar o dinheiro para as despesas com compra de fraldas e alimentação. As contempladas pelo programa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) em Uruaçu receberam o valor referente aos meses de fevereiro a maio, o que fez o benefício chegar a R$ 1 mil, já que são repassados R$250,00 mensais. “Dá para comprar muita coisa, guardar e ter um gasto menor no mês que vem”, planejou Karolayne.

Durante a manhã, a Seds também ofereceu serviços como a emissão do Passaporte do Idoso, da Carteira do Autista, do Passe Livre da Pessoa com Deficiência e do Registro Civil. “Esperamos um dia produtivo, que todos vocês saiam daqui felizes com estes benefícios”, salientou a superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da pasta, Silvana Cruz Fuini.

Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), o Governo de Goiás entregou à população 350 cartões do Aluguel Social. “Já são 14 mil no total. Isso faz uma diferença muito grande na casa de cada um, porque tira toda família daquela condição de vulnerabilidade e dá uma oportunidade de desenvolvimento”, pontuou a diretora financeira da agência, Priscilla Tejota.

Com a unidade itinerante OVG Perto de Você, a entidade entregou donativos à população, que conseguiu também realizar inscrições no programa Tarifa Social, da Enel. A Secretaria de Estado da Retomada e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) ofertaram cursos de qualificação e capacitação.

A Retomada, via Programa Mais Empregos, ofereceu ainda mais de 120 oportunidades de trabalho formal aos moradores de Uruaçu. Uma equipe da pasta realizou, na semana passada, captação de vagas em visitas ao comércio local. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) forneceu testes rápidos de Infecções Sexuais Transmissíveis (IST), além de vacinação, aferição de pressão arterial e de índice de glicemia e orientação nutricional.

Foto: André Saddi