Força-tarefa para reduzir Aedes aegypti atua em Piracanjuba

Caminhonete com fumacê utilizada em uma das ações do Governo de Goiás no Entorno do DF

O Governo de Goiás, em parceria com a prefeitura de Piracanjuba, realiza mais uma ampla ação com o propósito de diminuir os níveis de infestação do Aedes aegypti no município da região sul do Estado. O lançamento da operação ocorre às 14 horas desta terça-feira (10/5), no Auditório Paulo França, na Câmara de Vereadores. 

Estão confirmadas as presenças do coordenador de Dengue, Chikungunya e Zika da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Murilo do Carmo; do prefeito de Piracanjuba, Claudiney Antônio Machado; e da secretária municipal de Saúde de Piracanjuba, Trizia Magalhães Teles de Moura, entre outras autoridades. 

A ação prossegue até quinta-feira (12). O desenvolvimento de forças-tarefas para a diminuição dos índices do Aedes aegypti tem sido realizado pelo Governo de Goiás, por meio da SES-GO, desde o início de abril. Já foram contempladas com as ações os municípios de Valparaíso de Goiás e Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Murilo do Carmo destaca que a força-tarefa é uma das estratégias mais efetivas para a prevenção da dengue, chikungunya e zika. 

“Além de atuar de forma incisiva para a eliminação dos criatórios do mosquito, a ação procura conscientizar a população para a importância de fazer a limpeza rotineira de suas residências, retirando qualquer objeto ou utensílio que acumula água parada”, sublinha o coordenador. As visitas domiciliares e orientações aos moradores serão feitas por agentes de endemias e agentes comunitários do município e por profissionais da Regional de Saúde Centro-Sul.  

Os representantes da SES-GO vão coordenar todo o desenvolvimento da ação. Os componentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás vão monitorar o sobrevoo de drones para identificação dos criatórios do mosquito em locais de difícil acesso. Os bombeiros também vão atuar na logística das ações a serem desenvolvidas pelos agentes e fazer vistorias nos órgãos públicos. 

Dengue e chikungunuya
No ano passado, nas 17 primeiras semanas epidemiológicas (do início de janeiro até 30 de abril), foram confirmados 22.329 casos de dengue em Goiás. Neste ano, no mesmo período, a SES-GO confirmou 66.753 casos da doença, o que corresponde a um aumento de 301,39%. As notificações da SES-GO também revelam que, neste ano, até o momento, ocorreram 25 mortes decorrentes de dengue. Outros 124 óbitos estão em investigação. 

Até 2021, a chikungunya não apresentou expressividade epidemiológica no Estado, onde foi constatado um surto, em Bom Jesus de Goiás, e circulação viral em 43 municípios. Neste ano, porém, a doença apresenta crescente número de notificações e confirmações de casos.

Os registros da SES-GO revelam que houve avanço de 155% no número de casos de chikungunya no Estado neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2021, nas 18 primeiras semanas epidemiológicas, a SES-GO confirmou 548 casos da doença. Neste ano, até o momento, foram confirmados 1.824 casos em 52 municípios do Estado. Não foi registrado nenhum óbito relacionado à doença. 

Embora tenha menos possibilidade de levar o paciente à morte, a chikungunya é considerada uma doença grave, tem um período mais prolongado de tratamento e de manifestação dos sintomas. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, ressalta que a chikungunya faz com que as pessoas fiquem mais tempo doentes, o que causa pressão nos serviços e no sistema de saúde como um todo, o que também causa preocupação nos gestores.

A zika, por sua vez, teve o auge em 2016, com a posterior redução da circulação viral e consequente diminuição no número de casos. Neste ano, foram identificadas duas gestantes com exames positivos de zika, possibilitando o retorno de casos no Estado.

Maria José Silva, da Comunicação Setorial