Saneago incorpora iniciativas ESG nas rotinas de trabalho

Ações demonstram a preocupação da Companhia em relação aos temas ambientais, sociais e de governança (Foto: divulgação)

Seguindo a tendência atual de mercado, que prevê melhores condutas sustentáveis no ambiente corporativo, a Saneago tem buscado, constantemente, a implementação de práticas ESG (Environmental, Social and Governance) ou, em português, ASG (Ambiental, Social e Governança). Isso demonstra a preocupação da Companhia em relação aos temas ambientais, sociais e de governança.

Ambiental

De forma mais clara, a Saneago tem aumentado cada vez mais sua atenção à conservação do meio ambiente, representado pela letra E. Dentre as principais ações neste âmbito, estão: recuperação e proteção de nascentes e bacias hidrográficas para garantir o abastecimento; iniciativas para ampliação da eficiência energética da Companhia e redução dos custos com energia; gestão de resíduos sólidos gerados em suas unidades; força-tarefa constante para redução de perdas e diminuição do desperdício de água nas redes de distribuição.

Além disso, no dia a dia da Empresa há inclusão de discussões de assuntos como aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, entre outros, bem como práticas. De acordo com a Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato, quando a Companhia decide adotar uma jornada ESG como estratégia, ela está preocupada em reduzir os riscos dos seus negócios principalmente a partir da adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança. “Como consequência ela consegue agregar valor aos seus negócios e gerar impactos positivos, como a conservação e recuperação de bacias hidrográficas onde temos captação de água e diluição de esgoto tratado”.

Social

A parte social também tem tido cada vez mais destaque. A letra S, que compõe a sigla ESG, tem relação com a maneira como a Saneago lida com as pessoas que fazem parte de sua rotina. Diz respeito não apenas aos funcionários e aos assuntos relacionados à área de recursos humanos, mas também aos clientes e a forma como eles enxergam a Companhia. Neste sentido, existem uma série de ações em andamento para ampliar a satisfação da população, como: melhoria na agilidade e qualidade dos serviços; campanhas de comunicação; ampliação da tarifa social; programas de negociação de débitos; além de estratégias de aproximação com o público, como palestras e visitas informativas e educativas aos moradores.

Recentemente, inclusive, a Saneago construiu e entregou um sistema de abastecimento de água para a Comunidade Quilombola Kalunga São Domingos, povoado que fica a cerca de 60 km da área urbana de Cavalcante. A obra, que beneficia 650 pessoas, demonstra o papel social da Companhia, contribuindo para combater as desigualdades e melhorar a qualidade de vida na região.

“O que precisamos entender é que aquele conceito antigo de empresa fechada entre os próprios muros não cabe mais na sociedade atual”, destaca a Superintendente de Comunicação e Marketing da Saneago, Maísa de Souza. De acordo com ela, as empresas precisam repensar seu posicionamento, principalmente as que trabalham na prestação de serviços públicos, diante do impacto social que causam. “Como podemos ir além? Como podemos alcançar e ajudar a sociedade de outras formas?”, reflete a gestora.

Governança

Por fim, a letra G se refere à gestão da Companhia e tem relação com a atuação dos conselhos de Administração, Fiscal e Diretoria Colegiada; ações de auditoria e ouvidoria; gestão de riscos; conduta corporativa; compliance; entre outros. Neste aspecto e em consonância com as diretrizes do Governo Estadual, a Saneago tem cumprido o compromisso com os princípios da transparência e da eficiência, com foco no fortalecimento da governança. Com o objetivo de fortalecer essas iniciativas, foi criado, em 2020, o Comitê de Sustentabilidade, com visão integrada dos planos tático e operacional e com foco no controle de riscos.


“É importante ter claro que o aspecto da governança representa a gestão do negócio em bases sólidas de conformidade e controle interno, prezando pelo atendimento dos interesses das partes, sempre inspirada nos pilares da prestação de contas, transparência e equidade corporativa”, afirmou a Superintendente de Governança da Saneago, Leyla Pereira Viana.


Leyla destaca que a Companhia não se limita ao que já está efetivado, mas busca sempre oportunidades de aprimoramento e adaptação às melhores práticas de mercado no que diz respeito à Governança. “Vale destacar a existência de um Conselho de Administração e de uma Diretoria-executiva participativos, que direcionam o rumo estratégico da Saneago. Temos ainda a adoção de controles internos; criação de normativos norteadores de diretrizes, condutas e execução dos trabalhos; divulgação e treinamentos sobre o tema; auditoria interna independente; canal de denúncia; entre outros”.

Trabalho conjunto

Lembrando que a aplicação da ESG é resultado da atuação de todas as áreas da Companhia e impacta diretamente no aspecto econômico da Saneago, já que as melhores práticas de gestão atraem maiores investimentos. O superintendente de Relação com Investidores, João Pedro Damasceno, frisou que a Saneago está sendo impulsionada pela atenção cada vez maior de stakeholders (partes interessadas) a incorporar as iniciativas ESG aos seus princípios, planos, estratégias e investimentos.

O objetivo vai além de manter as operações dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em pleno funcionamento e executar os planos de expansão, mas principalmente preparar a Empresa para assumir os desafios e compromissos estabelecidos pelo Novo Marco do Saneamento Básico. A intenção é que ela ganhe cada vez mais destaque no mercado e esteja apta a aproveitar novas oportunidades de negócio, visando o fortalecimento da sua sustentabilidade.

“Nos últimos anos, temos observado um número crescente de empresas que estão integrando estas práticas de gestão com divulgação voluntária de informações acerca de seus aspectos ambientais, sociais e de governança”, afirmou. Segundo o gestor, este movimento decorre da percepção do mercado de que um forte desempenho ESG promove o sucesso de uma empresa, garantindo um melhor desempenho financeiro, mitigação de seus riscos e atração de mais investidores.

E todos os esforços da Saneago, neste ponto de vista, tem sido reconhecidos. Após o fortalecimento da governança e das diretrizes de compliance, a Companhia ocupa posição de destaque e pioneirismo no Brasil, especialmente entre as companhias de saneamento. Além disso, com planejamento, investimentos constantes e eficiência, os processos da Saneago geram, cada vez mais, resultados positivos e excelente desempenho financeiro e operacional.