Sead participa do South Summit Brasil, o maior evento de inovação do mundo

Secretaria expôs as ações de transformação digital e buscou soluções de tecnologia e inovação para alavancar o tema no governo (Foto: Sead)

A superintendente da Central de Transformação Pública da Secretaria da Administração (Sead), Vânia Marçal Bareicha, participou, no final da última semana, do maior evento de inovação do mundo, o South Summit Brasil, realizado em Porto Alegre. O encontro, originado na Espanha, há 10 anos, e realizado pela primeira vez no Brasil, reúne startups e empreendedores do mundo todo e a comunidade de investidores para criar oportunidades de negócios. A superintendente compôs a mesa interativa que debateu os desafios e oportunidades do Governo Digital nos Estados e fez parte da banca avaliadora do pitch de Govtechs – startups que têm como propósito gerar inovação para a gestão pública e auxiliar na economia de recursos públicos através de soluções tecnológicas.

Vânia é coordenadora nacional do Grupo de Trabalho para a Transformação Digital dos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV), criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Na oportunidade, ela expôs o trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás nas ações de transformação digital e compartilhou a experiência do GTD.GOV.

A estratégia federal do governo digital orienta o aprimoramento dos serviços reunidos na plataforma gov.br, da qual o Governo de Goiás faz parte. Para isso, uma das principais medidas sugeridas é a inclusão de iniciativas que aproximam as GovTechs às ações de transformação digital do país. “Participar de um evento tão importante é fundamental para rede GTD.GOV entender sobre o desenvolvimento de ações governamentais que incentivem o empreendedorismo como forma de superar os desafios públicos nas mais diversas áreas prioritárias, como saúde, educação, agricultura, meio ambiente e infraestrutura, entre outras, e, dessa forma, passem a contar com empresas focadas em tecnologia e em soluções públicas rápidas”, diz a superintendente e coordenadora nacional do GTD.GOV.

Realizada entre os dias 4 e 6 de maio, a feira apresentou soluções de Tecnologia e Inovação aplicadas a serviço da saúde, agronegócio, finanças, indústria, varejo, sustentabilidade, sociedade e governança. O evento teve a participação de 300 palestrantes e cerca de 10 mil pessoas inscritas, de 76 países.