Dia Internacional do Jazz terá concerto da Big Band, do Basileu França

Big Band, um dos grupos sinfônicos da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, homenageia jazz com concerto gratuito (Foto: Foto: Meire Marques)

O Dia Internacional do Jazz será comemorado nesta terça-feira (10), pela Big Band, um dos grupos sinfônicos da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, durante concerto no teatro da EFG, localizada no Setor Leste Universitário, em Goiânia, a partir das 20 horas.

A apresentação, que será regida pelo maestro convidado Everton Luiz e tem direção musical de Marcos Lincoln Souza Silva, contará com a participação de outros convidados, como Matheus Guerra (guitarra), André Luiz (trombone) e Leonardo Araújo (baixo). O acesso ao espetáculo é gratuito e a entrada é por ordem de chegada.

No programa, músicas consagradas: Watermelon Man e Chameleon, de Herbie Hancock; Monalisa, de Jorge Versilo; e “Moanin”, de Bobby Timmons. A Big Band Basileu França surgiu no ano de 2018 e, desde esse período, fomenta o estudo da música popular em Goiânia. O Dia Internacional do Jazz é comemorado todo dia 30 de abril, desde que foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2012.

“O jazz é um gênero musical fundamental na formação de qualquer músico. Contribui para a criatividade, improvisação, técnica do instrumento ou voz, e deve ser sempre lembrado em qualquer ocasião que envolva a arte”, afirma o maestro Everton Luiz.

A expectativa dele é de uma grande apresentação. “A música é importantíssima para nossas vidas. Quem for ao concerto, voltará para casa com energias renovadas e ainda mais motivado a ser cada vez mais criativo para encarar os desafios, exatamente, como o jazz nos ensina”, finaliza.

Origem
O jazz teve origem nos Estados Unidos, a partir da comunidade afro-americana no século XIX, e se popularizou nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz.

Assunto: Concerto “Homenagem ao Jazz”
Quando: Terça-feira (10/5), às 20h
Local: Teatro Escola Basileu França
Onde: Av. Universitária, nº 1750, Setor Leste Universitário – Goiânia-GO